quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioDestaquesFormatura do Proerd em Taquari Mirim

Formatura do Proerd em Taquari Mirim

41 alunos das escolas Alexandrino de Alencar e EMEF Francisco de Borba Filho

- Publicidade -

 

Ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 28 de novembro, a formatura de 2 turmas de alunos no Proerd. Ao total foram 41 alunos que receberam o certificado. O evento foi realizado junto ao ginásio de esportes de Taquari Mirim.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

- Publicidade -

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Na região, o Soldado Assunção desenvolve o programa à mais de 15 anos, e já formou mais de 10 mil alunos, nos municípios de Venâncio Aires e Mato Leitão. Em Passo do Sobrado, o programa formou, aos de 100 alunos nos último dois anos. Em Passo do Sobrado e Vale Verde, o programa é desenvolvido pelo Soldado Limberger.

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos.O programa é realizado, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

- Publicidade -

Segundo o Soldado Limberger, responsável por ministrar as aulas do programa no município, o “caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura. Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais Instrutores PROERD, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias. O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:  1.    Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;  2. Ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas; 3. Ensinar os estudantes a tomar decisões e as conseqüências de seus comportamentos;  4.Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem”, disse Limberger.

Já o soldado Assunção, “são 10 encontros com cada turma, onde buscamos passar conhecimentos para que estas crianças saibam resistir as drogas. E também saibam comunicar-se em caso de alguma oferta ou até mesmo o bullying”, disse Assunção.

Para a secretária de Educação Liziane Etges, “o curso vem ao encontro de uma necessidade de ser trabalhada a questão das drogas e do álcool, nas escolas, como forma de prevenção. As duas escolas Alexandrino e Francisco, foram contempladas neste ano, mas já pedimos para que o projeto seja desenvolvido nas demais escolas do município no próximo ano. Temos é que agradecer ao Soldado Limberger e a Brigada Militar pela parceria e pelo trabalho desenvolvido”, disse Liziane.

As redações vencedoras são?

EMEF Francisco de Borba Filho

1º Lugar da redação: Rafaela Knobloch Rüdiger

2º Lugar da redação: Lara Gabriella Teixeira Lopes

3º Lugar da Redação: Luiza Brum Tavares

Escola Alexandrino de Alencar

1º Lugar da redação: Brenda Bartz

2º Lugar da redação: Maria Rita Kroth

3º Lugar da Redação: Kethin Clarissa de Vargas

Saiba Mais

Foi escolhido o “Leão” como mascote do Proerd, por ser um animal forte, com presença, que tem coragem e domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos e a droga é um inimigo da sociedade.

HISTÓRIA DO LEÃO DAREN

De onde vem o adorável e corajoso mascote, o Leão Daren? Esta pergunta está deixando inquieta toda a nação.

O DARE América iniciou uma pesquisa em todo o país para identificar qual seria o próximo porta-voz do DARE. Procuramos em todos os lugares à procura de alguém (a figura de um mascote) que se posicionasse de maneira enérgica, corajosa, amável e que não tinha medo de tomar posição contra as drogas e a violência.

Alguém, então, sugeriu o mascote Daren por ser considerado o mais apropriado para o trabalho.

O Daren sempre disse “NÃO” às drogas e tem ajudado as crianças do mundo todo a tomar a mesma decisão.

Se alguém tentou induzir você a fazer más escolhas, o Daren estará lá para fornecer a força e a coragem necessária para que você faça a escolha certa: para resistir as drogas e violência!

No DARE América nós acreditamos que todos os jovens poderão e irão viver uma vida livre das drogas, tal como o Daren, com a mesma coragem de dizer não às drogas, não às gangues e não à violência.

proerd passo

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS