Prefeitos da região aguardam decreto do governo do Estado para definirem tamanho da retomada no comércio
Uma reunião entre os prefeitos dos municípios associados à Amvarp e ao Cisvale nesta segunda-feira, 30, em Santa Cruz do Sul, decidiu pela reabertura gradativa do comércio na região a partir de quarta-feira, 1º de abril. Porém, o tamanho da flexibilização ainda vai depender de novo decreto do governo do Estado e orientações do Ministério da Saúde.
Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Rafael Barros, a intenção é manter o foco na prevenção contra a disseminação do coronavírus, e ao mesmo tempo dar uma resposta à pressão da comunidade, que, em parte, clama pela reabertura da atividade normal das empresas e lojas.
Já os estudantes das escolas públicas ficarão pelo menos até o dia 20 de abril sem aulas, seguindo recomendação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
“Decidimos que as aulas ficam suspensas até o dia 20 de abril. Vamos aguardar ainda um decreto do governo do Estado e novas orientações do Ministério da Saúde sobre algumas normativas de limitação na questão do comércio. Decidimos que a partir de quarta-feira vamos começar a fazer a flexibilização na questão do horário, quais os tipos de comércio que vão voltar a ter o atendimento”, explicou o prefeito de Rio Pardo e presidente da Amvarp, Rafael Barros, após a reunião.
Ele ressaltou ainda que, em caso de necessidade, os prefeitos podem voltar a decretar o fechamento total do comércio.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo e prefeito de Pantano Grande, Cassio Nunes Soares, confirmou a retomada gradativa a partir de quarta-feira.
“Não queremos tomar nenhuma medida tempestiva, por isso ainda vamos aguardar um novo decreto do governador e orientações do Ministério da Saúde para definir o tamanho dessa flexibilização”, concluiu o prefeito.
Um estudo orientativo a todos os municípios será elaborado pelo representante da Amvarp junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Ramon Schwengber, com apoio do Cisvale. Ele trará recomendações para os ambientes de trabalho no comércio e empresas durante a pandemia do coronavírus.
Outro assunto debatido na assembleia foram as negociações entre o Cisvale e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a realização de testes de covid-19 em casos suspeitos do Vale do Rio Pardo. As tratativas ainda estão na fase inicial, com a Unisc avaliando a capacidade de atender a esta demanda regional.
Passo do Sobrado
Na Página do Facebook de Passo do Sobrado, consta que:
“Comércio deve ter reabertura gradativa a partir da próxima quarta-feira, 1
Finalizado o encontro entre prefeitos e autoridades em saúde da Região do Vale do Rio Pardo, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 30, em Passo do Sobrado segue em vigor, sem alteração, o decreto mais recente, com suas devidas exigências e restrições. A expectativa porém, segundo o prefeito Municipal Hélio de Queiroz, é de que sejam realizadas alterações flexibilizando já na próxima quarta-feira, 1, a atuação do comércio e prestação de serviços no município. “Foi inclusive uma colocação que fiz aos demais prefeitos, de que deveríamos, com cautela e muito cuidado, orientando e fiscalizando de forma rigorosa flexibilizar as atividades como comércio, oficinas, lojas e afins”, destacou o Chefe do Executivo. A medida depende também, segundo ele, da movimentação a ser realizada nos próximos dias pelo Governo Federal e Estadual.
Abaixo a colocação do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP), Rafael Barros.
“Não queremos tomar nenhuma medida tempestiva, por isso vamos aguardar um novo decreto do governador e orientações do Ministério da Saúde para definir o tamanho dessa flexibilização. Mas, a partir de quarta, o Vale do Rio Pardo vai sim começar a reabertura do comércio”, concluiu o prefeito de Rio Pardo.”