Rosibel Fagundes
O amanhecer frio e de tempo fechado da última quinta-feira, 30, no Vale do Rio Pardo, não impediu os fiéis de celebrar a Solenidade de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi que está ligada a uma homenagem ao sacrifício de Jesus Cristo feito por toda a humanidade, é a representação e celebração do seu corpo e sangue. A solenidade acontece sessenta dias após o domingo de Páscoa. A procissão com o Santíssimo, recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo. A data é marcada por tapetes coloridos com desenhos religiosos que enfeitam o caminho por onde ele passa.
Neste dia, denominado como Dia da Partilha, em virtude das enchentes, o Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli, incentivou a comunidade a doar alimentos não perecíveis, agasalhos, e produtos de higiene. “As mesmas mãos que se elevam em oração devem se estender para ajudar, praticando a fé”. Com as doações, muitas paróquias montaram os tapetes solidários, itens que posteriormente, serão doados as vítimas das enchentes.
Na Diocese de Santa Cruz do Sul, todas as paróquias tiveram programações, exceto as da Comarca de Santa Cruz do Sul, que em unidade, fizeram uma única celebração na Catedral São João Batista. A Santa Missa que teve início às 9h, foi presidida por Dom Aloísio Dilli. Após a celebração, a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento saiu da Catedral e seguiu pelas ruas Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Fernando Abott, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos, até chegar a Praça Getúlio Vargas.
Duas paradas foram realizadas — uma em frente ao Hospital Santa Cruz onde foi proferida a benção especial aos enfermos e profissionais da saúde, e outra em frente ao Colégio Marista São Luís, pedindo proteção aos estudantes e profissionais da área, de todas as instituições de ensino. O trajeto encerrou junto ao Memorial de Dom Alberto Etges, na Praça Getúlio Vargas, com benção solene do Santíssimo Sacramento.
Celebração em Passo do Sobrado
A Santa Missa de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Passo do Sobrado, teve início às 8h30min. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. José Inácio Strattmann. Após, uma procissão foi realizada pelas principais ruas da cidade retornando ao templo religioso.
Os tradicionais tapetes coloridos feitos com serragem e outros adereços neste ano, foi preenchido com alimentos doados pela comunidade, como explica a ministra e catequista, Janete Weber. “Este ano mudamos a forma de montagem dos tapetes. Com o tempo chuvoso não conseguimos muita serragem, então tivemos que reduzir o número de tapetes e usar itens que sobraram do ano anterior, e acrescentar outras ideias. Também intercalamos com as doações de alimentos que a paróquia recebeu para as vítimas das enchentes”, esclarece.
A montagem dos tapetes foi realizada por um grupo de voluntários (catequizandos, algumas mães e avós, ministras e outras pessoas da comunidade). “Participar desse momento, não é apenas uma demonstração de talento e criatividade, mas também um gesto de devoção e gratidão”, afirma Janete.
Todas as fotos da celebração clicando aqui