Bom dia amigos leitores
Isso mesmo, fera!
Fera por que é uma baita atriz, fera por que faz jus, com louvor, à sua carreira e à de sua mãe (é como diz o ditado: filho de tigre já nasce listrado) e fera por que recebeu uma das maiores premiações da dramaturgia mundial: o Globo de Ouro da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Acompanhei como telespectador a carreira dessa atriz, desde os longínquos anos oitenta do século passado, a princípio em programas humorísticos e novelas, depois no cinema, e fiquei muito contente com essa premiação.
Ainda não assisti ao filme pelo qual ela foi premiada, “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, mas já li bastante sobre ele, além de conhecer a história por trás da ficção.
Um ponto muito significativo para mim nesta premiação foi a lista de atrizes que Fernanda teve que superar para ser laureada, com Pamela Anderson, no filme “The Last Showgirl”, Angelina Jolie, em “Maria Callas”, Nicole Kidman, em “Babygirl”, Tilda Swinton, em “O quarto ao lado” e Kate Winslet, em “Lee”, só fera-criada da cinematografia mundial; nenhuma ali era principiante.
Foi então uma premiação superlativa mesmo. E a alegria da mamãe Fernanda Montenegro, já uma vovozinha de idade bastante avançada, porém extremamente lúcida, uma lenda das telas nacionais, foi comovente, demonstrando muita felicidade e emoção com a premiação da filhota.
Show de bola. Clap-clap-clap (aplausos).
* Mais do mesmo… (ou ainda Por falar em Fernanda Torres)
Bastou a Fernanda Torres ser premiada e ser destaque nos meios de comunicação mundial que as forças reacionárias, retrógradas, preconceituosas e negacionistas, identificando-a com a esquerda e o atual governo brasileiro, se mobilizaram para fazer circular nas redes sociais possíveis áudios e vídeos da atriz relativizando as mortes ocorridas na Pandemia de COVID, inclusive dizendo que “mortes não são importantes, desde que derrubem o governo…”. Tudo falso, é obvio, fruto de mentes criminosas que as forjaram e as fizeram circular, como criminosos também são, além de assinarem atestado de idiotias e parvos, aqueles que simplesmente repassam tais bobagens. Já era falso naquela época da pandemia, continua falso agora. Que barbaridade! A bestialidade humana não tem limites mesmo.
* Por falar em bestialidade…
Esta semana comemorou-se o segundo ano da vitória da Democracia Brasileira (assim, com letra maiúscula) sobre os atos golpistas de 08 de Janeiro.
Muito já se explicou sobre a tentativa de golpe, muitos estão sendo processados, muitos já foram condenados, mas ainda há muito a se fazer: chegar aos mandantes, esclarecer de forma definitiva qual a participação do governo anterior em tais eventos, punir todos os envolvidos e culpados, buscar indenizações pelos danos causados, etc. A Máquina está andando; pena que a Justiça brasileira é morosa… Mas existe luz no fim do túnel.
E ainda há quem relativize (e até aplauda) a choldra daquele dia.
* Por falar nos atos golpistas e na bestialidade….
Chega a ser risível ver os reacionários tratando-se uns aos outros, bem como à horda de golpistas do 08 de Janeiro de 2023, como patriotas (assim, com letra minúscula).
Um patriota não prega o golpe de estado, a abolição do Estado de Direito, a intervenção do poder Executivo sobre os demais Poderes do Estado, a implantação da Ditadura, a reversão pela força da decisão soberana das urnas. Pelo contrário, um patriota os defende!
Aos que chamam de patriotas eu vejo como terroristas, criminosos e no mínimo baderneiros, e como tal, merecem ser exemplarmente responsabilizados e punidos por seus atos. Que a Justiça se faça firme como deve ser nessas situações.
Interessante é ver que com a exceção dos causadores, financiadores, fomentadores e alinhados a essas disposições golpistas (que promoveram tais atos), toda sociedade brasileira, quiçá mundial, os condena e defende a responsabilização dos mesmos. Será que todos estão errados, exceto eles?
* E ainda tenho que ouvir isso…. (ou vamos rir para não chorar, kkk)
O assunto da coluna de hoje foi fruto dos principais acontecimentos veiculados na mídia nacional durante esta semana. Isso é bastante comum, ou seja, gosto de dividir com os amigos leitores minhas impressores sobre os fatos destacados nos meios de comunicação durante a semana.
Daí que conversando com um conhecido (será que virará meu inimigo?) e defendendo esse meu ponto de vista sobre as solenidades referentes aos atos golpistas de 08/01, e diante dos argumentos (?) dele, ele perguntou: “_mas tchê, tu é PT?” Mas que barbarbaridade, ahahahahah. Pior é que quando eu disse que não era PT ele perguntou: _mas por que tu fala mal então do Bolsonaro? Ahahahahahahahahah
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa; e as duas não se misturam, ahahahahah
Veja bem amigo leitor: o simples fato de eu criticar os atos dos golpistas, bem como defender a ideia de que o governo anterior estava (muito) envolvido nos mesmos, leva as pessoas, algumas até meio inteligentes, a perguntar se eu sou petista ou alinhado com o (des)governo do Molusco Ligeiro. Achei que essa discussão já estava superada, ahahahahahahah.
Sei que às vezes sou repetitivo quanto a esse assunto, mas reconheço que as forças reacionárias não dormem, a esquerda no governo é semicompetente e que essa polarização intencionalmente cultivada (por ambos os lados) só beneficia o retrocesso, ainda mais que eu sou um “não-alinhado” e cultivo muito minha liberdade de crítica (e às vezes de autocrítica). Daí que repito: viva nossa Democracia, que apesar de capenga e cheia de mazelas, será sempre melhor do que qualquer ditadura… Repitam comigo: VIVAAAA!!!!
* Por falar em retrocesso (ou “enquanto isso no hemisfério norte…”)
Donald Trump está ficando louco, está caduco ou é sem-vergonha mesmo? Agora ele está falando em anexar a Groenlândia, retomar o canal do Panamá e incorporar o Canadá à federação norte-americana. Como assim, cara pálida?
O Molusco Ligeiro é quem bate a cabeça, mas é o Trump quem fica sequelado… Que barbarbaridade.
* Mudando de assunto…
E o Colorado na Copinha – Copa São Paulo, hein amigo leitor? Continua a senda de fiascos iniciada com o time principal. Agora os guris foram eliminados na primeira fase…
Sei não, mas o “celeiro de ases” nos aponta para um futuro não muito promissor.
Bom fim de semana e até à próxima, se Deus quiser.
E vamos curtir mais um pouco as férias que já estão em sua metade.