Rosibel Fagundes
A 23ª edição da Expoagro Afubra, acontece entre os dias 25 e 28 março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O evento deste ano, que ocorre em consonância a celebração dos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), tem expectativa de receber 180 mil pessoas, de acordo com o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, ante os 154 mil na edição passada.
Com o tema central “SuperAção — a cada desafio, a cada dificuldade, uma nova história de superação”, abordando os desafios enfrentados pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul após as recentes catástrofes climáticas, Dornelles destacou a importância das iniciativas governamentais e institucionais para garantir maior segurança e apoio ao setor agropecuário e a necessidade de aprimorar o seguro agrícola no Brasil. “É preciso trabalhar conjuntamente com órgãos de pesquisa e instituições governamentais para criar melhorias reais para os agricultores”, afirmou.
Na última semana os trabalhos no parque da Expoagro se intensificaram e foram feitos os ajustes finais das estruturas que abrigarão as empresas, que já começam a se instalar. Para receber os visitantes e abrigar os expositores foram construídos dois pavilhões para o setor de exposições de animais. A rede de energia também foi reforçada, tendo em vista o forte calor enfrentado pelos visitantes e expositores no ano passado. Também foram instalados reservatórios de água no parque para atender as lavouras, que estão sendo irrigadas, além de ventiladores com vaporizadores de água para umidicar os ambientes.
Serão quatro dias de novas experiências, muita tecnologia e oportunidades de negócios, com uma ampla programação que vai contar com 530 expositores. Um dos principais espaços visitados da Expoagro é o Pavilhão da Agricultura Familiar que este ano irá abrigar mais de 216 agroindústrias de diversas cidades do Rio Grande do Sul, com a comercialização de produtos que vão desde o artesanato até os alimentos com matéria-prima proveniente das propriedades rurais.
Entre os destaques da programação, estão os tradicionais fóruns de diversificação, com discussões abrangendo temas como conservação do solo, irrigação e recuperação de áreas florestais. Três projetos aprovados na consulta popular também ganharão espaço, incluindo um voltado para a situação meteorológica, que trará informações climáticas essenciais para a segurança e a produtividade no campo. Outro ponto de destaque é o Fórum de Educação Rural, que contará com painéis envolvendo universidades, Sebrae e instituições do setor agropecuário. Além disso, tem a exposição de startups, uma delas especialmente voltada para a resiliência climática, como explica Marco Antonio Dornelles.
“Durante a programação, a Fetag deverá trabalhar com os jovens sobre a questão da resiliência climática. Em 2025, a proposta é mostrar toda superação do campo e valorizar as ações dos produtores e entidades para reconstrução das propriedades após as cheias e enfrentamento da estiagem”, disse.
Entre as atrações haverá exposição de máquinas e equipamentos, lavouras demonstrativas, dinâmica de máquinas, Dia do Arroz, piscicultura, exposição de animais (caprinos, ovinos, equinos, gado de corte e leite), Seminário de Turismo Rural, Fórum de Diversificação, palestras técnicas, energias renováveis, Quintais Orgânicos, Agroindústrias Familiares, Espaço da Inovação do Agro, exposição de hortaliças, Área Florestal entre outras atrações. A 23ª Expoagro tem acesso e estacionamento gratuitos das 8h às 18h.
Visitantes da feira têm à disposição ônibus entre Santa Cruz do Sul e o Parque da Expoagro Afubra
Os visitantes que desejarem se deslocar de ônibus do centro de Santa Cruz do Sul ao Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, terão sete horários de ida até a feira e outros sete de retorno para a cidade. O transporte que é tradicional e facilita o deslocamento de visitantes, funciona por meio de uma parceria com a Viação União Santa Cruz. O valor promocional para os usuários fica de R$ 10,00 por trecho. A compra é exclusiva nos pontos de embarque.
Em Santa Cruz do Sul, o embarque acontece na Praça Siegfried Heuser, ao lado da pista de skate, a partir das 7h30 min. Já no Parque da Expoagro Afubra, o embarque acontece ao lado do pórtico de estacionamento dos ônibus, a partir das 11h30.
CONFIRA OS HORÁRIOS DO TRANSPORTE
De Santa Cruz do Sul: embarque na Praça Siegfried Heuser, ao lado da pista de skate: 7h30, 9h, 10h,11h20,12h,13h15 e às 14h45.
Da Expoagro Afubra: embarque ao lado do pórtico de estacionamento dos ônibus: 11h10, 12h10, 13h30, 15h10, 16h40, 17h50 e às 18h10.