A turismóloga e gastrônoma Paula Kist foi um dos destaques do Fórum Turismo nos Vales, realizado na última semana durante a Fenachim. O evento reuniu representantes dos Vales do Rio Pardo e Taquari, além do secretário de Estado do Turismo, Ronaldo Santini. Na ocasião, Paula compartilhou a trajetória de sucesso do Sítio Buraco Fundo, localizado em Vale Verde, empreendimento que se consolidou como referência no turismo rural romântico da região.
Durante sua fala, Paula trouxe reflexões sobre o empreendedorismo no setor turístico, destacando que o mais importante é dar o primeiro passo, mesmo com recursos limitados. “Quando você tiver o desejo de se dedicar ao turismo, e se sentir preparado para receber bem uma pessoa, comece mesmo com simplicidade, e vá melhorando constantemente seu local, pois são pouquíssimos que conseguem iniciar uma atividade turística com investimento suficiente para poder dizer que está pronto para começar”, aconselhou a empreendedora.
Com uma abordagem que valoriza o que há de único em cada localidade, Paula também ressaltou a importância das experiências autênticas para atrair visitantes. “São justamente as peculiaridades de cada região que irão interessar ao hóspede, pois ele procura vivenciar diferentes experiências”, afirmou.
O Sítio Buraco Fundo, criado há dez anos, foi a primeira pousada rural romântica de Vale Verde e acabou impulsionando o surgimento de outras cinco hospedagens no mesmo segmento no município. O trabalho de Paula Kist foi reconhecido pelas autoridades locais. O prefeito Ricardo Froemming e o vice-prefeito Gabriel Dettenborn de Mello parabenizaram a empreendedora por tornar Vale Verde uma referência regional no turismo rural.
“Nosso turismo nos orgulha muito, e por isso, estamos investindo ainda mais, e criando a Rota Romântica Corações do Vale, para consolidar um segmento que atrai hóspedes de todo o estado, do país e até do exterior”, destacou o prefeito Froemming.
A história do Sítio Buraco Fundo é mais do que um exemplo de sucesso; é uma inspiração para quem deseja empreender com paixão, valorizando o território, a cultura e a hospitalidade do interior gaúcho.