O prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, acompanhado do vice-prefeito Gabriel Dettenborn de Mello e do secretário de Planejamento, Gestão e Governança, Carlos Gustavo Schuch, assinou nesta terça-feira, 7, o convênio do Programa Desassorear RS. O ato ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em Porto Alegre.
O Programa Desassorear RS tem como objetivo viabilizar ações de desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios que enfrentaram enchentes e, por isso, decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública — como é o caso de Vale Verde.
Eventos climáticos extremos registrados em maio de 2024 e nos meses de setembro e novembro de 2023 provocaram o acúmulo de sedimentos em diversos cursos d’água da região. O material transportado pelas águas acabou se depositando em rios e arroios, causando obstruções e agravando episódios de alagamentos e enchentes.
Para o prefeito Ricardo Froemming, a iniciativa do Governo do Estado é essencial para garantir mais segurança à população ribeirinha. “O programa reconhece a urgência do desassoreamento como uma medida de proteção ao meio ambiente e ao patrimônio de quem vive próximo a cursos d’água que, de tempos em tempos, sofrem com as cheias”, destacou.