sexta-feira, maio 9, 2025
InícioEdição em TextoGoverno Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

O Rio Grande do Sul chegou a 307 municípios atingidos pela estiagem. Destes, 298 decretaram situação de emergência, sendo que 158 já possuem decreto homologado pelo Estado e 152, o reconhecimento federal. Os municípios mais atingidos pela estiagem se concentram na metade Oeste, no Centro do Estado, na região Norte e na região da Campanha gaúcha.

Nesta semana, o governo federal reconheceu a situação de emergência de Rio Pardo. A situação que causou um prejuízo estimado em mais de R$ 200 milhões havia sido decretada pelo prefeito Rogério Monteiro em 25 de fevereiro, após um levantamento indicar perdas significativas em culturas como soja, milho, melancia e arroz, além da pecuária de leite e corte. Desde novembro de 2024, a Cidade Histórica não tem episódios de chuva consideráveis.

A homologação pelo Estado ocorreu em 27 de março e o reconhecimento do Governo Federal foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 2. Com o reconhecimento federal, Rio Pardo poderá acessar programas emergenciais e linhas de crédito especiais para auxiliar os produtores afetados. Além disso, a prefeitura busca alternativas junto aos governos estadual e federal para viabilizar a renegociação de dívidas dos agricultores, garantindo a manutenção do crédito para as próximas safras e evitando um impacto ainda maior na economia local.

- Publicidade -

Aqui na região, além de Rio Pardo, também foram reconhecidos os pedidos de situações de emergência dos municípios de Pantano Grande, Vera Cruz e Encruzilhada do Sul. A homologação e reconhecimento destes, ocorreram ainda no mês de março.

Já os municípios de Passo do Sobrado, Vale Verde, Santa Cruz do Sul e tantos outros, ainda aguardam análise.  As informações são do painel da Defesa Civil, que compila os dados dos municípios que declararam impactos relacionados à estiagem no ano de 2025, baseadas nos registros do S2ID. A última atualização foi no dia 03 de abril.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS