segunda-feira, maio 5, 2025
InícioGeralAbertura do Ano Jubilar na Diocese de Santa Cruz do Sul será...

Abertura do Ano Jubilar na Diocese de Santa Cruz do Sul será neste domingo

Celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani e concelebrada pelo clero da Diocese

Em 2025, a Igreja Católica nos convida a viver o Ano Santo, um período especial de perdão, reconciliação e renovação da fé. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco, os fiéis são convidados a aprofundar a oração e refletir sobre os ensinamentos do Concílio Vaticano II. O Jubileu Ordinário celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, e segue o intervalo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II, em 1470. As atividades terão início em Roma no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro e nos dias seguintes nas basílicas de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros, no conjunto das quatro basílicas papais. O Papa Francisco também fará a abertura da Porta Santa numa penitenciária de Roma.

- Publicidade -

A solenidade de abertura do Ano Jubilar na Diocese de Santa Cruz do Sul, será neste domingo, 29,na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A programação inicia com a acolhida dos participantes, a concentração dos peregrinos será em frente a capela Santa Helena, ao lado do hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott. A peregrinação até a Catedral, um dos elementos centrais do jubileu, inicia às 08h30min.

Para conquistar Indulgência Plenária, serão oportunizadas confissões, antes da missa, às 07h30min e após a missa com o Ritual de Abertura do Ano Jubilar. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani e concelebrada pelo clero da Diocese.

Para envolver toda a comunidade diocesana, convidamos todos os padres, diáconos, religiosos, seminaristas e fiéis de nossas 51 paróquias, para participar desse momento e se tornarem verdadeiros peregrinos da esperança, fortalecendo sua caminhada e renovando o compromisso com a Igreja.

- Publicidade -

Locais de Peregrinação

Para que o Ano Santo alcance o maior número de fiéis, Dom Itacir Brassiani e os padres da diocese definiram dez espaços, entre igrejas e santuários, como destinos referenciais para as celebrações jubilares e obtenção de indulgências. As igrejas e santuários são as seguintes:

* Santuário São Paulo Apostolo – Ilópolis
* Igreja São Pedro -Encantado
* Igreja Santo Inácio – Lajeado
* Igreja São Sebastião Mártir – Venâncio Aires
* Igreja São João Batista – Boqueirão do Leão
* Igreja Nossa Senhora da Candelária – Candelária
* Igreja Nossa Senhora do Rosário – Rio Pardo
* Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa -Dom Feliciano
* Santuário de Schoenstatt – Santa Cruz do Sul
*Seminário São João Batista – Santa Cruz do Sul

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS