sábado, abril 19, 2025
InícioEdição em Texto“Me tornei mecânico e ajudo outras pessoas a ter conhecimento na área”

“Me tornei mecânico e ajudo outras pessoas a ter conhecimento na área”

OPORTUNIDADE

- Publicidade -

Sérgio Avelar, 65 anos, é mecânico e oferece cursos e treinamentos básicos na prática automotiva, em Rio Pardo

a7326843 bb3b 41e6 95c3 62cbe1542cda

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

No dia 20 de dezembro, celebramos o Dia do Mecânico, uma data que destaca a grande importância dessa profissão para a sociedade e a indústria automotiva. Ao homenagear todos os profissionais desse segmento, o Jornal Gazeta Popular conta a história do mecânico, Sérgio Augusto Santos de Avelar, 65 anos, que reside em Rio Pardo. Há mais de 30 anos, ele atua no ramo. É proprietário da Auto Mecânica Avelar, localizada na Rua João Soder, nº 147, no Bairro Boa Vista.

Além de oferecer atendimento de excelência, com precisão nos diagnósticos, revisão preventiva, com valores justos e uma equipe de profissionais capacitados, a empresa também oferece cursos e treinamentos básicos na prática automotiva, na linha leve como explica Sérgio Avelar. Ele fez a formação de mecânica em Caxias do Sul, cidade onde trabalhou por alguns anos antes de começar a atuar em Rio Pardo.

“Eu comecei a dar aulas em 2018, eu gosto de mecânica e sempre gostei, e pelas dificuldades que eu tive naquela época em procurar o profissionalismo, de ter o curso somente longe, me tornei mecânico e hoje ajudo outras pessoas a ter conhecimento na área. Aqui em Rio Pardo não tinha nenhum curso de mecânico somente em Santa Cruz, e como há dificuldade de deslocamento, eu decidi que era hora de ajudar a formar novos profissionais”, explica.

- Publicidade -

O curso que tem cronograma de 60 horas é destinado a quem está iniciando de mercado de trabalho e busca uma oportunidade profissional como mecânico automotivo, recepcionista em oficina mecânica, atendente de posto de gasolina, entre outros trabalhos que requer uma experiência prática. “É o início para um primeiro emprego. A pessoa recebe uma apostila e certificado. Tenho alunos, como por exemplo, um jovem de Vale do Sol, que já está iniciando com sua oficina”, conta.

Segundo ele, o curso também é uma oportunidade para as mulheres se protegerem de mecânicos desonestos. “Algumas mulheres que tem veículo tem nos procurado para fazer o curso. Uma delas, inclusive, recebeu a formação recentemente. Ela é aposentada e tinha vontade de conhecer um pouco mais sobre as peças, desmontou e montou o motor do carro durante as aulas. O conhecimento sempre é bom, até para não ser enganada em uma oficina”, esclarece.

As aulas teóricas e práticas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, e são ministradas pelo próprio proprietário, em uma sala junto ao prédio da oficina. Além disso, há a possibilidade de atendimento individual. Desde que teve início o curso, mais de 40 pessoas já passaram pelas aulas na oficina. No último sábado, 14, ocorreu a formatura de quatro alunos. Uma cerimônia com ato solene de entrega de certificados e confraternização foi realizada. Para mais informações sobre os cursos o telefone é o (51)99580-2686, com Sérgio Avelar.

76fe3c43 c8de 4b8b b7a8 60ab19c99423 9e7093eb cf72 4332 9836 f4ee84eadae6 81ca0662 ff14 407a acf0 1964a117751c

 

 

 

 

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS