Estrutura possui 2,7 mil metros quadrados de área construída e fica às margens da RSC 287, no trevo de acesso à Avenida Independência
A terça-feira, 21 de setembro, ficará marcada na história da Sicredi Vale do Rio Pardo. Além de celebrar o aniversário de 102 da cooperativa, a data marcou a inauguração da nova sede administrativa da Sicredi VRP, em Santa Cruz do Sul (RS). A cerimônia, que ocorreu à noite, em uma estrutura montada em frente à sede, contou com a participação presencial de autoridades, conselheiros e convidados, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A sede fica às margens da RSC 287, no trevo de acesso à Avenida Independência, e possui 2,7 mil metros quadrados de área construída, dividida em três pavimentos. O diferencial está no consumo de energia do prédio, que é totalmente atendido por uma usina solar fotovoltaica própria, inaugurada pela cooperativa em agosto, às margens da BR 471, no distrito de Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo.
O evento reuniu autoridades e personalidades que marcaram a história da cooperativa, como o ex-presidente da gestão 1974 a 1976, Elóy Junges. Também prestigiaram a solenidade e deixaram sua mensagem durante o cerimonial, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany; o diretor Executivo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Márcio José Algayer; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum; o deputado federal, Heitor Schuch; e o senador da República, Luiz Carlos Heinze, que participou da cerimônia de forma remota, ao vivo, direto de Brasília (DF).
Durante o seu pronunciamento, o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, fez um breve resgate da história da cooperativa, valorizando o trabalho e a confiança dos primeiros 51 associados, que fundaram a cooperativa, que conta hoje com mais de 57 mil associados. “Todos os que fizeram parte dessa história deram a sua contribuição para que a Sicredi Vale do Rio Pardo fosse o que ela é hoje. Desde o primeiro momento em que analisamos e debatemos a construção de uma sede própria, pensamos em um prédio que fosse capaz de abrigar e atender as nossas necessidades operacionais e administrativas, que fosse moderno e não luxuoso, capaz também de representar materialmente a história e a atuação da nossa cooperativa. Por isso, peço que admirem a Sicredi não somente pela estrutura externa, mas entendam o que somos por dentro, os nossos valores, princípios, propósito e, sobretudo, nossa atuação em favor do desenvolvimento regional”, destacou Petry.
Para o diretor Executivo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Márcio José Algayer, o momento vivido hoje pela Sicredi VRP reflete o esforço de todos aqueles que passaram pela cooperativa e geriram o negócio pensando em sua perenidade. “Tenho convicção de que todos os que fizeram parte dessa história, juntamente com os nossos mais de 57 mil associados, ao verem hoje a solidez dessa cooperativa, materializada através dessa obra, vislumbram o seu trabalho e percebem tudo que o cooperativismo representa enquanto desenvolvimento socioeconômico, despertando os sentimentos de orgulho e pertencimento”, disse. Em seu discurso, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, destacou que a inauguração da nova sede traz resultados positivos para o município e toda a região, que vive um novo ciclo de prosperidade. “O município de Santa Cruz do Sul está muito feliz por esse empreendimento, assim como toda a região, porque estamos falando de uma entidade que nos orgulha pela sua trajetória, pautada no compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades e na responsabilidade com a vida do associado”, enfatizou a prefeita, que também citou sua ligação pessoal com a história da cooperativa.
O evento contou ainda com a participação da Banda de Música do 7º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul, regida pelo 1° Tenente Altair Volnei Dreissig, que entoou os hinos Nacional e Rio-grandense. A cerimônia foi marcada também pelo ato de descerramento da placa inaugural, bênção das instalações pelos pastores Décio Weber (da Igreja Evangélica de Confissão Luterana) e Edelberto Rubem Stathoviski (da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Congregação da Santa Cruz) e pelo padre Antônio Puhl (pároco da Igreja Católica da Paroquia Ressureição), e desenlace da fita inaugural, por autoridades e diretoria da cooperativa. Após, houve visitação guiada às novas instalações da Sicredi Vale do Rio Pardo, seguida por um jantar comemorativo ao aniversário de 102 anos da cooperativa.