Em Venâncio Aires, na rua Osvaldo Aranha, uma manhã de domingo (10) foi dedicada a cultivar a história e homenagear os 200 anos da imigração no Rio Grande do Sul. Além das autoridades municipais, como o prefeito Jarbas da Rosa, a vice-prefeita Izaura Landim, secretários e vereadores, o desfile contou com a presença do cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Oliver Bogdahn, e do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger.
Oito alas, com mais de 400 pessoas, fizeram apresentações culturais. Participaram a Paróquia Católica São Sebastião Mártir, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, o grupo folclórico Die Schwalben, o grupo folclórico Grüner Jäger Volkstanzgruppe, o grupo folclórico Frey und Froh, o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, representantes dos distritos venâncio-airenses relembrando a formação e a influência da cultura alemã, e a Associação do Grupo de Danças Alemãs Lustige Harmonietanzgruppe.
Durante a apresentação, os participantes relembraram antigos costumes e tarefas dos povos alemães, tanto domésticos quanto de trabalho e lazer. Eles distribuíram chopp, cucas e biscoitos ao público que acompanhava o evento. Após o desfile, foi realizada uma bênção ecumênica em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, onde também aconteceram apresentações dos grupos de danças folclóricas. Em seguida, houve um almoço de integração no pavilhão.