domingo, maio 19, 2024
InícioCoronavírusVale Verde terá comércio reaberto no dia 01 de Abril

Vale Verde terá comércio reaberto no dia 01 de Abril

O prefeito de Vale Verde, publicou nas redes sociais, que a partir de quarta-feira, dia 01 de abril, haverá a reabertura do comércio local, com medidas de prevenção.

- Publicidade -

As aulas devem retornar somente m 30 de abril.

Confira a publicação:

“Prefeitura mantém medidas de prevenção, mas inclui novas atividades

- Publicidade -

Manter as medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), mas definir ações para a reabertura de algumas atividades do comércio. Esse foi o acordo debatido entre o comitê de gerenciamento de crise criado pela Administração nesta terça-feira, 31.

“Tendo em vista que as projeções de disseminação do vírus são de longo prazo, de maneira consciente e seguindo as medidas de orientação para não prejudicar os munícipes, decidimos incluir novas atividades, regulamentando e criando normas de fiscalização do comércio local. Como o atendimento é para pessoas da comunidade, o risco de contaminação é menor”, explicou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Fiscalizações irão ocorrer

- Publicidade -

Para informar a população sobre as novas medidas, servidores que compõem as fiscalizações sanitária e tributária irão, a partir desta quarta-feira, 1º de abril, aos locais para orientar os comerciantes. Além disso, como forma de garantir o cumprimento do decreto nº 1.933 e a manutenção do funcionamento dos estabelecimentos, as fiscalizações serão continuas.

O que irá acontecer para quem descumprir o decreto?

O estabelecimento que não cumprir as normas estabelecidas no presente decreto será notificado e, em caso de recorrência, fechado.

Todas as medidas citadas abaixo começam a valer a partir desta quarta-feira, 1º de abril

Reabertura do comércio

Segundo o decreto nº 1.933 publicado nesta terça-feira, 31, algumas atividades econômicas poderão voltar ao funcionamento, mas seguindo algumas normas como de evitar aglomerações e realizar a higiene adequada do local. O decreto tem tempo indeterminado de vigência e pode ser revisto ao longo dos próximos dias, embora uma outra reunião já esteja marcada para a próxima segunda.

Quais normas o decreto prevê?

Os responsáveis pelos estabelecimentos irão assinar um termo no qual se comprometem a obedecerem as normas impostas no decreto e demais orientações de saúde pública;
O horário de funcionamento permitido é das 7h às 19h;
Evitar aglomerações e, no máximo, duas pessoas podem entrar no local por vez;
De preferência, o serviço deve ser agendado;
Higienizar a cada três horas, durante o período de funcionamento, as superfícies de toque (corrimãos, maçanetas, portas, trinco de portas, carrinhos e demais características de cada local), preferencialmente com álcool 70% e/ou água sanitária. Também fazer o mesmo com pisos, paredes e banheiros;
Manter à disposição, e em locais estratégicos, álcool em gel 70% para utilização dos clientes e funcionários;
Conservar o local o mais arejado possível;
Dispor de água corrente e sabonete líquido, não barra, para lavar as mãos, e toalha de papel descartável;
Demarcação de dois metros de distância em filas em alguns locais para evitar aglomerações.

O que ainda não é permitido?

Ginásios;
Práticas esportivas que aglomerem pessoas mesmo que em ambiente aberto;
Festas, bingos, eventos em geral que concentrem muitas pessoas;
Cultos e missas;
Linha de ônibus;
Aulas em esfera municipal estão agendadas para dia 30 de abril;
Demais orientações podem ser conferidas pelos comerciantes diretamente com uma cópia do decreto, que está disponível na Prefeitura, ou em contato com o secretário de Administração e Planejamento, Everton Miritz Jeske. O e-mail é [email protected].

O que continua aberto e não sofre alterações? Tudo o que for essencial, como:

Mercados;
Farmácias;
Postos de gasolinas;
Agências bancárias;
Brigada Militar segue normalmente;
Restaurantes.

Funcionamento da Prefeitura e secretarias

A prefeitura e a Secretaria de Educação continuam com funcionamento interno, menos a recepção que atenderá de forma normal, mas seguindo o recomendado. As Secretarias de Obras e Agricultura terão expediente normal, por conta da demanda da população.

Secretaria de Saúde

O atendimento na saúde ocorre em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. Portanto, os procedimentos na saúde e os serviços odontológicos continuam sendo só em regime de urgência e emergência, inclusive todas as consultas que estavam marcadas com a dentista foram canceladas e serão reagendadas futuramente.

Conta de água

A conta de água pode ser acessada na recepção da Prefeitura a partir desta quarta-feira, 1º de abril, mas, se houver filas, elas serão feitas na parte externa da Prefeitura.

Orientações da agente de vigilância em saúde da UBS de Vale Verde

Segundo Cristina Silva, “Estamos só no começo. Do ponto de vista epidemiológico, a disseminação do novo coronavírus continua até agosto, tendo em vista a mudança de temperatura. Por conta disso, temos de manter os cuidados”, salientou Cristina.

Onde encontrar álcool gel, sabonete líquido e toalhas de papel descartável?

As duas farmácias do município têm em seu estoque álcool em gel 70%, assim como sabonete líquido. As toalhas de papel descartável podem ser encontradas nos mercados e supermercados de Vale Verde”

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS