sábado, outubro 5, 2024
InícioVale VerdeGuga faz abaixo-assinado para melhorar sinal de telefonia

Guga faz abaixo-assinado para melhorar sinal de telefonia

liana toiller valdomiro

- Publicidade -

O vereador Guga, comentou durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores de Vale Verde, que estava passando pelas comunidades do interior e colhendo assinaturas em um abaixo-assinado.

O objetivo de Guga, é de levar o mesmo as empresas responsáveis pelo sinal de telefonia no município. “Temos muitas localidades no interior, com pessoas idosas e que não tem nenhum acesso à telefonia, por não ter sinal de nenhuma operadora. Estamos no século XXI, com grandes inovações tecnológicas, redes sociais, e as nossas comunidades, se quer  possuem uma linha, ou sinal para poder fazer uma ligação”, disse Guga.

O casal de agricultor Valdomiro de Souza Pereira e Marlei Rodrigues Pereira, moradores da localidade de Potreirinho, interior de Vale Verde estão otimistas com o abaixo-assinado e já se engajaram na campanha buscando mais assinaturas.

- Publicidade -

Valdomiro relatou que pegou várias folhas do abaixo-assinado e está indo nas casas dos vizinhos pedindo assinatura. Relembrou o ditado popular, “que uma andorinha só não faz verão. É preciso todo mundo se unir e assinar o abaixo-assinado, que isso será ótimo para toda a população e não somente para as localidades que não tem sinal, pois, se uma pessoa que mora no centro e fica de frente para antena, vai ter telefone lá no centro, mas no momento que for para o interior vai ficar sem telefone e consequentemente sem internet”, disse Valdomiro.

Segundo Valdomiro, “faz 8 anos que peço providências aos vereadores que conhecidos, sempre pedindo para conseguirem trazer uma antena da Empresa VIVO, até sugeri um abaixo-assinado, outra época”, comentou.

Argumentou que é uma tristeza comprar um telefone celular e não poder usar, as baterias do celular vivem estragando, porque os aparelhos ficam 24 horas por dia buscando o sinal que não existe e toda hora fica descarregadas devido a isso.

- Publicidade -

“Quando soube que o Guga tinha entrado na Câmara comecei a cobrar dele uma providência, toda a vez que via ele, pedia: dá um jeito para trazerem uma antena para o Potreirinho, fala com os deputados, nós precisamos de telefone, é toda uma localidade sem sinal de telefone. Quando vou nas casas, comento esse projeto de trazer as antenas para Vale Verde, é meu projeto também, pedi para o Guga e estou correndo para conseguir as assinaturas, porque sou parte diretamente afetada pela falta de sinal telefônico, e agora estou esperançoso, acredito realmente que agora vamos ter a sonhada antena de sinal de celular”, desabafa Valdomiro.

Já a sócia-proprietária do Posto Chimarrão localizado na entrada da cidade, Liana Toiller, comentou que a falta de comunicação atinge todos os munícipes. “Nesta época que os agricultores estão nas lavoura e precisam ligar para encomendar diesel, não conseguem ligação por falta de sinal nos celulares. Isso prejudica eles e deixamos de vender, muitas vezes por isso. Ainda temos o telefone fixo, este não requer sinal para realizar ligação. Quem não tem, necessita procurar um lugar com sinal para realizar a ligação. Já presenciamos pessoas entrarem errado na cidade de Vale Verde, por não ter sinal no celular, e o GPS, criar uma rota errada. Outro caso, que aconteceu, e ainda acontece, são pessoas que vem até nós para pedir uma ligação para o posto de saúde, chamando a ambulância. Isto porque nas suas casas não têm sinal de celular. Espero que atendam nossa solicitação. Os moradores daqui merecem”, concluiu Liana.

O sinal telefônico de celular, há muito tempo deixou de ser um luxo, por ser meio de comunicação indispensável, no momento que não temos como nos comunicar, ficamos privados do acesso à segurança, saúde e socorro, por exemplo, se uma casa está prestes a ser assaltada, fica impossível ligar para polícia, se a casa começa a pegar fogo, não tem como ligar para os bombeiros, se precisar urgente a vinda de uma ambulância ficamos privados da saúde e até do direito a vida. Além é claro do entretenimento e da sociabilidade e acesso a informações que a internet pode oferecer.

Quase todas as localidades de Vale Verde estão com problemas de sinal telefônico, sendo que o objetivo é colocar uma antena que dê sinal para as localidades do Potreirinho, Alto Potreirinho, Cerro dos Cláudios, Picada do Queijo, Parte do Centro, Parte da Lomba Alta, Dourados, Buraco Fundo, Monte Alegre e Passo do Monte Alegre e Balneário Monte Alegre.

Para conseguir atingir esse objetivo, seria necessário a instalação de pelo menos duas antenas e o melhoramento tecnológico da antena que fica próximo à divisa entre Vale Verde e General Câmara, uma sugestão sugerida seria a mudança para o sinal 4G, de forma que o Balneário começasse a ter sinal telefônico, já que lá existe uma barreira muito grande de árvores.

“Pelos motivos citados acima, quando recebi o pedido do casal Valdomiro e Marlei, pra colocação de uma antena de celular e que pegasse sinal tanto pro Alto Potreirinho, quanto pro baixo Potreirinho, eu decidi aceitar o desafio, mesmo sem saber ao certo por onde começar. Confesso que no início fiquei bastante preocupado, com receio não conseguir atender a esta demanda tão importante pra todo o município, então, seguindo a ideia: de que quando não se sabe, se pergunta pra quem já conseguiu e aprende a maneira correta, então, eu procurei o Suplente de Deputado Estadual Airton Artus que é um político com mais experiência e o qual, eu tinha acesso direto, também procurei o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) que é autor de um projeto de lei que obriga as empresas de telefonia a oferecer 80% de cobertura no interior dos municípios, para poderem vender novas linhas telefônicas, de ambos consegui um verdadeiro manual passo a passo sobre como conseguir a instalação de antenas para localidades do interior do município. O Primeiro passo foi o abaixo-assinado, o qual, estamos com adesão dos comerciantes e cidadãos que são abordados, acredito que todo mundo vai assinar, quando postei um vídeo no facebook pedindo assinaturas para o abaixo-assinado, em pouco minutos, tive mais 18 compartilhamentos diretos e 45 indiretos (compartilhamento do compartilhamento)”, disse Guga.

“O abaixo-assinado teve início no dia 15 de fevereiro deste ano e no dia 27 fevereiro já tinha mais de mil assinaturas, quando atingir mais de 3 mil assinaturas, irei levar o abaixo-assinado, junto com o pedido do prefeito e da câmara de vereadores para a empresa Vivo, mas principalmente para a Anatel (agência reguladora de telefonia no Brasil), agendarei uma audiência na sede da Anatel em Porto Alegre, a partir daí, contatarei as empresas terceirizadas que instalam antenas da Vivo, para reforçar e agilizar a instalação das antenas. O último passo será auxiliar de dentro do município na liberação de locais para instalação das torres”, disse Guga.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS