Iniciativa visa garantir recursos hídricos para o próximo verão em diversas propriedades rurais da região
Produtores rurais de Santa Cruz do Sul estão prestes a contar com uma infraestrutura crucial para o próximo verão: novos açudes em suas propriedades. A ação é parte do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural/Eixo Estratégico Irriga + RS, que visa fortalecer a capacidade de armazenamento de água nas áreas agrícolas.
A iniciativa está beneficiando diretamente 12 propriedades localizadas em comunidades como Linha Travessa, Linha Araçá, Cerro Alegre Baixo, 4ª Linha Nova Alta, Boa Vista, Linha João Alves, São José da Reserva e Paredão. O programa é financiado com recursos significativos do Governo do Estado, totalizando R$ 124.936,80, além de uma contrapartida da Administração Municipal de Santa Cruz do Sul, no valor de R$ 5.622,24.
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) é a responsável pela coordenação da execução dos trabalhos, que estão sendo realizados em parceria com a Emater. Cada um dos produtores participantes tem direito a 24 horas de uso de maquinário, contratadas pela Seagri através de registro de preço. Até o momento, dois açudes já foram concluídos na localidade de São José da Reserva, e a previsão é que todos os trabalhos sejam finalizados dentro de sessenta dias.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, a abertura dos açudes é uma medida estratégica para mitigar os impactos das estiagens, que têm se tornado cada vez mais frequentes. “Reservar água será de grande importância em caso de uma nova seca. Assim, os agricultores terão água à disposição para o uso em suas propriedades”, destacou o secretário.
A iniciativa representa um avanço significativo para a sustentabilidade das atividades agrícolas na região, proporcionando segurança hídrica e contribuindo para o desenvolvimento rural de Santa Cruz do Sul.