terça-feira, abril 22, 2025
InícioSanta Cruz do SulMP vai apurar se as tipuanas com raízes cortadas, são irrecuperáveis

MP vai apurar se as tipuanas com raízes cortadas, são irrecuperáveis

Após a queda das tipuanas, obras seguem no centro de Santa Cruz do Sul

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito civil para apurar e prevenir possíveis danos ambientais e paisagísticos decorrentes da supressão das tipuanas do Túnel Verde da Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul. Conforme a portaria assinada pelo promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, a medida também visa prevenir riscos aos cidadãos que transitam, residem ou trabalham na área.

- Publicidade -

A ação do MP foi motivada após a queda e remoção de quatro tipuanas em meio às obras de revitalização da via. Barin solicitou uma vistoria do Gabinete de Assessoramento Técnico ( GAT),e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), afim de avaliar “se as tipuanas que, supostamente, estão com as raízes cortadas, são, de fato, irrecuperáveis”, consta no texto.

Na segunda-feira, 17, após a queda de duas tipuanas, o promotor conversou com o prefeito e sugeriu que a obra fosse paralisada. Depois disso, na reunião de terça, o prefeito Sérgio Moraes afirmou que as atividades não serão paralisadas e que ” a árvore que estiver sem raiz ali vai ser retirada”.

Ele afirmou que as intervenções são necessárias para evitar tragédias ou danos à integridade física de pedestres e ao patrimônio construído.

- Publicidade -

No entanto, o Ministério Público reforçou na portaria a necessidade de suspensão temporária das obras até a obtenção de laudos técnicos que justifiquem a continuidade das intervenções.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS