No fim da tarde desta quarta-feira, 1º de abril, a Igreja reuniu-se ao redor do altar da Catedral São João Batista para a celebração de uma das mais belas e densas liturgias de todo o Ano Litúrgico: a Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade.
Durante a celebração, foram consagrados o óleo do Crisma e abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, que serão utilizados ao longo de todo o ano nas paróquias da Diocese.
De modo especial, a celebração também foi marcada pela renovação das promessas sacerdotais. Diante do bispo e do povo de Deus, os presbíteros reafirmaram publicamente o compromisso assumido no dia inesquecível de sua ordenação presbiteral, renovando sua fidelidade ao ministério e à missão da Igreja.
Programação da Semana Santa segue até domingo
A Semana Santa, considerada o período mais importante do ano para os cristãos católicos, estende-se até o próximo domingo, dia 5. Nela, celebram-se os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações ocorrem nas 51 paróquias da Diocese, de acordo com os horários locais. Na Catedral São João Batista, nesta Quinta-feira Santa, às 19h, aconteceu a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés. Na Sexta-feira Santa, às 15h, foi celebrada a Paixão do Senhor. No mesmo dia, às 17h, ocorreu a Caminhada da Paixão, saindo da Catedral em direção ao Morro da Cruz, e, às 20h, será realizada a Procissão do Senhor Morto. No sábado, às 19h, será celebrada a Vigília Pascal, marcando a passagem para a ressurreição de Cristo. No Domingo de Páscoa, a Santa Missa será celebrada às 9h e às 18h, na Catedral.
Clero da Diocese se reúne para momento de formação e Missa do Crisma |
O clero da Diocese de Santa Cruz do Sul esteve reunido nesta quarta-feira, 1º de abril, no Centro Comunitário da Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, para um momento de formação e reflexão presidido por Dom Aloisio Alberto Dilli. O encontro proporciona aos presbíteros um espaço de partilha, espiritualidade e aprofundamento pastoral, fortalecendo a comunhão e a missão evangelizadora na diocese.
Além do clero diocesano (secular), participam também os padres religiosos (regulares), que colaboram nas diversas comunidades, bem como os diáconos, enriquecendo o momento com a diversidade de carismas e serviços presentes na Igreja.
Após a formação, todos se reúnem às 18h15, na Catedral São João Batista, para a celebração da Santa Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade. Durante a celebração, os sacerdotes renovarão as promessas feitas no dia de sua ordenação presbiteral, reafirmando seu compromisso de fidelidade ao ministério e ao serviço do povo de Deus.
A solene celebração será presidida por Dom Itacir Brassiani, que, na ocasião, realizará a consagração do Santo Crisma e a bênção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos. Esses óleos sagrados serão utilizados ao longo do ano nas paróquias da diocese, especialmente nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
A renovação das promessas sacerdotais expressa a confirmação da entrega generosa e do amor a Deus, que chama cada sacerdote a viver com fidelidade sua vocação a serviço da Igreja e da evangelização.
Entenda o caso
Transparência editorial
O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.

