A assembleia foi o momento conclusivo de um processo iniciado em junho de 2025, que mobilizou mais de 5 mil pessoas em encontros realizados nas comunidades e paróquias da Diocese. A caminhada seguiu a metodologia Ver, Iluminar e Agir, inspirada no processo sinodal da Igreja Católica, com o objetivo de ouvir as comunidades e definir prioridades pastorais para os próximos anos.
Durante o processo, foram realizados encontros de escuta, oração e diálogo nas paróquias e comunidades. A metodologia utilizada, chamada Conversa no Espírito, incentiva a escuta mútua e o discernimento comunitário.
Na primeira etapa, denominada Ver, os participantes refletiram sobre a realidade da Igreja e da sociedade. Na etapa Iluminar, a reflexão foi aprofundada à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja. Já na etapa Agir, realizada durante a assembleia diocesana, foram definidos caminhos concretos para fortalecer a vida das comunidades e orientar a ação evangelizadora da Diocese.
O encontro contou com assessoria dos padres Érico Hammes, da Diocese de Santa Cruz do Sul, e Ivanir Ramon, da Arquidiocese de Passo Fundo. Os delegados foram organizados em grupos para momentos de diálogo e discernimento, seguidos de plenárias de síntese.
O bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani, destacou que o processo expressa o compromisso da Diocese com uma Igreja cada vez mais participativa e missionária. Segundo ele, mais importante que o documento final é a experiência vivida pelas comunidades ao longo da caminhada.
“Mais importante que as diretrizes pastorais é a experiência espiritual de ser Povo de Deus a caminho, de caminhar juntos e iguais diante do Evangelho, de poder falar e ser escutado. A renovada paixão pela evangelização feita a diversas vozes e muitas mãos é muito mais importante que a produção de um documento”, afirmou.
Durante a celebração de encerramento da assembleia, Dom Itacir também anunciou o padre Giovane Gonçalves como novo Coordenador de Pastoral da Diocese, função responsável por acompanhar e articular a caminhada pastoral nas paróquias e comunidades.
Como resultado da assembleia, a Diocese aprovou um objetivo geral para a ação evangelizadora e nove projetos pastorais que orientarão as atividades da Igreja local nos próximos anos. As iniciativas envolvem áreas como espiritualidade, formação cristã, vocações, missão, juventude, famílias, administração e comunicação.
Este processo representa um importante momento de comunhão e discernimento pastoral, reafirmando o compromisso da Igreja local com a evangelização e com o serviço à sociedade.
Rosibel Fagundes
Pelo Setor de Comunicação
Entenda o caso
Transparência editorial
O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.


