Jornalista e escritor, que é patrono do evento, palestrou no dia 31/07, aos professores da rede municipal de educação
Rosibel Fagundes
A 34ª edição da Feira do Livro de Rio Pardo teve início na noite do dia 31/07, e se estendeu até sábado, 03/08. As atrações ocorrem em três espaços diferentes — no Clube Literário e Recreativo, no Palco Carpinejar, que fica na rua ao lado próximo às bancas dos livreiros, e no salão de reuniões da Sede da Prefeitura (antigo Centuri). Com o tema “Ler para (re)Criar”, o evento propõe experiência diversificada através da promoção de diferentes formas de Ler para (re)Criar o mundo. A ação de ler supõe modos de intervir na realidade para elaborar novos entendimentos, ofertar possibilidades diversas com diferentes maneiras de experiências literárias.
O patrono desta edição, é o escritor e jornalista gaúcho Fabrício Carpinejar, que palestrou na noite da quarta-feira,31, de forma exclusiva aos professores do município, sobre o tema “Transformação pela Ternura – que ninguém seja invisível ao seu lado”. Na manhã do dia 01º, a palestra foi concedida a estudantes da rede de ensino do município e convidados. As professoras Márcia Liziane Kroth e Maura Sella, da Escola Estadual Alexandrino de Alencar de Passo do Sobrado, prestigiaram a palestra. Para a professora Márcia, a experiência foi aquém da esperada.
“Foi um momento muito significativo pra nós. A oportunidade de ouvi-lo foi de extrema importância, ele é simples, divertido, extremamente humano, carismático. Ele é um ser de luz, de uma sensibilidade ímpar. Valeu muito a pena! Levamos a ele uma camiseta da escola, bem como pedimos que ele autografasse dois de seus livros (os quais adquirimos na feira do livro de Rio Pardo)”, comenta.
A Feira do Livro de Rio Pardo deste ano conta com uma programação diversificada com contação de histórias, oficina de xadrez, apresentação de danças de alunos das escolas municipais, espetáculo teatral, apresentação cultural e musical, noite cultural, bate-papo com escritores, atividades lúdicas e feira de saúde (aferição de pressão, testes rápidos, exame odontológico, preventivo e orientações em saúde bucal e vacinação), entre outras atividades.
No sábado,03, último dia de programação, as atividades foram destinadas às escolas municipais e ao público em geral. A abertura das bancas dos livreiros ocorre às 8h. Na sequência, às 9h, teve Animação Cultural com Roger Castro do grupo Vivandeiros da Alegria e Apresentação invernadas do CTG Rodeio da Saudade (Palco Carpinejar). Às 10h, ocorreu a Contação de história (Palco Carpinejar) e às 10h30min – Animação Cultural com Roger Castro do grupo Vivandeiros da Alegria (Palco Carpinejar). À tarde, o público pode conferir o espaço dos expositores, do artesanato e da gastronomia local.