segunda-feira, maio 20, 2024
InícioRegionalVenâncio Aires: Wickert assina na Famurs criação da Liga dos Consórcios

Venâncio Aires: Wickert assina na Famurs criação da Liga dos Consórcios

A gestão do Prefeito Giovane Wickert à frente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) termina nos próximos dias. Presidente desde dezembro de 2017, Wickert entregará a entidade para o novo gestor com diversos feitos importantes, um deles, a parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) realizada ontem, 4, em Porto Alegre.

- Publicidade -

A implantação da Liga dos Consórcios permitirá que, unidos, todos os consórcios poderão barganhar melhorias para suas comunidades através de processos licitatórios conjuntos, em um trabalho que beneficiará pequenas, médias e grandes cidades. O documento foi assinado com o Presidente da Federação, Dudu Freire.

Com a união da AGCONP e da FAMURS, a entidade gerida pelo Venâncio-airense, passará a ter um espaço dentro da sede da Federação e ainda um valor mensal dispensado pela FAMURS para auxiliar nas despesas jurídicas para que os processos sejam realizados. A Agência Gaúcha dos Consórcios irá montar uma equipe de profissionais da área do direito para liderar o trabalho da Liga.

Wickert, que já foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) por dois anos e está, também há dois anos frente a AGCONP é um dos grandes defensores da pauta. Para ele, os consórcios públicos são uma importante ferramenta de organização dos Municípios, em torno de objetivos comuns que buscam o desenvolvimento das regiões. “Nenhum Município é uma ilha isolada e por maior e mais qualificada que for sua estrutura política, administrativa e financeira, nenhuma cidade consegue se desenvolver sem pensar de forma mais global. Nos consórcios os Municípios não têm tamanho e é através destas organizações coletivas que as comunidades conquistam benefícios”.

- Publicidade -

Ainda conforme ele, com todas as mudanças e instabilidades que o mundo e, principalmente, o Brasil enfrentam é impossível que um Município se desenvolva e tenha sua estrutura completa e independente. “Por isso, é preciso que nós estejamos cada vez mais preparados para enfrentar novos desafios e conquistar novas respostas para os problemas já instaurados e os que ainda surgirão. E é para isso que surgiram e se fortalecem todos os dias, os Consórcios Públicos, com a finalidade de modernizar a gestão pública, oportunizando aos Prefeitos soluções econômicas de forma coletiva e inteligente”.

A AGCONP se constitui na organização dos Consórcios do Estado e reúne mais de 300 Municípios. É integrante da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais (CONACI) e conquistou, na gestão de Wickert, a aprovação histórica na lei no Senado Federal (Resolução Nº 15, DE 2018 que Altera a Resolução do Senado Federal nº 43, de 2001) para possibilitar aos consórcios públicos, o recebimento de recursos decorrentes de operações de crédito, que possibilita agora, que Municípios com menos de 100 mil habitantes busquem financiamentos internacionais através dos Consórcios.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS