domingo, maio 19, 2024
InícioRegionalPrograma coopera com o desenvolvimento sustentável dos negócios ligados à energia solar...

Programa coopera com o desenvolvimento sustentável dos negócios ligados à energia solar fotovoltaica

Como um mercado promissor, o setor fotovoltaico cresce exponencialmente em todo Brasil. Sempre em busca de ações sustentáveis com foco na prosperidade conjunta, a Sicredi Vale do Rio Pardo lançou na noite da última quinta-feira, 22 de setembro, o Programa de Desenvolvimento de Integradores (PDI). O objetivo é gerar desenvolvimento sustentável da cadeia de energia solar fotovoltaica por meio do aperfeiçoamento e profissionalização dos integradores, que são prestadores de serviços parceiros da cooperativa. O evento de lançamento contou com a presença de participantes do programa e dos parceiros na condução da iniciativa: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Delphos Engenharia e Consultoria.

- Publicidade -

Na programação do evento estava a palestra Geração Distribuída de Energia, conduzida pelo advogado especialista no setor elétrico, Frederico Boschin, e o painel que abordou o contexto técnico e de gestão do PDI. O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destacou a busca constante do cooperativismo em unir forças para buscar a prosperidade de todos. “Hoje estamos remetidos ao contexto da sustentabilidade. O mercado fotovoltaico está muito além das questões ambientais, impacta em diversas outras forças econômicas. O programa é uma certificação para as empresas no intuito de qualificar e melhorar ainda mais para todos. Uma relação madura com respeito à concorrência de mercado”, salientou o presidente.

Durante a explanação, Petry falou sobre o pioneirismo da cooperativa, dentro do Sistema Sicredi e na região, com a linha de crédito para o setor fotovoltaico. Ele falou também sobre a usina própria da instituição, que é um exemplo de economia e de geração de energia limpa e renovável. O presidente ainda trouxe dados que mostraram a importância da energia solar na região, sendo o Rio Grande do Sul o terceiro estado do Brasil em potência instalada.

Palestra – Na palestra, Frederico Boschin abordou os avanços, desafios e oportunidade do setor fotovoltaico, principalmente no Rio Grande do Sul, que desponta pelas condições favoráveis de aceitação da energia solar. “Um mercado que mais cresce, com mais retorno e com menos inadimplência”, ressaltou. O palestrante ainda mostrou gráficos, dados e comparativo de expansão com outras fontes renováveis. “Todo mundo quer investir hoje em energia solar”, destacou ele ao salientar a importância dos profissionais e empresas do setor fotovoltaico irem além do conhecimento que abrange os equipamentos, sendo crucial entender o tarifário, a conta de energia, os novos nichos e os mercados.

- Publicidade -

Painel – O painel teve a participação dos representantes das instituições envolvidas na condução do programa. Como mediador estava o coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha, que falou sobre o Sicredi ser parceiro de desenvolvimento e qualificação. Ele trouxe como exemplo, a Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis (RS), que conduz a iniciativa há três anos. “É uma construção coletiva para novas oportunidades. Queremos escutar os integradores, verificar as necessidades e gerar conhecimento aos participantes, que impacte na qualidade dos trabalhos prestados aos associados da cooperativa”, explicou ele.

Na metodologia do programa está a participação de cada parceiro. A Sicredi Vale do Rio Pardo verifica a saúde financeira do integrador, o Sebrae analisa a capacidade gerencial, a Unisc e a Delphos ficam com a parte técnica. Entre os benefícios da certificação, destaque para o acesso a plataforma de crédito de energia solar da cooperativa, marca relacionada à sustentabilidade junto ao Sicredi, melhoria da gestão do negócio, atualização tecnológica e descontos em iniciativas geradoras de conhecimento e oportunidades.

Piloto – O projeto-piloto do PDI na Sicredi Vale do Rio Pardo iniciou em abril de 2021 com a participação de 11 integradores, que receberam no lançamento as certificações. Durante o período, o programa realizou convênio com instituições educacionais para capacitações dos profissionais de instalação dos sistemas fotovoltaicos, e identificou necessidades de aperfeiçoamento do pós-venda, segurança jurídica e na cadeia de fornecedores. Como case de sucesso, o proprietário da Sigeel Energia de Santa Cruz do Sul, Ricardo Machado, contou sobre a experiência com a iniciativa. “É um mercado sedento por organização. Nada como o conhecimento para se situar e saber onde está. O programa é um grande empurrão para atingir resultados e se superar”, salientou.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS