Além de apresentar investimentos do Governo Federal para a reconstrução do Estado, Ministro também participou de outros compromissos no município
Rosibel Fagundes
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, cumpriu agenda em Santa Cruz do Sul, na última segunda-feira, 29. O primeiro compromisso do dia, ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde apresentou e detalhou investimentos do Governo Federal para a reconstrução do Estado (recursos para famílias atingidas pelas cheias, financiamentos subsidiados para empresas, medida provisória para beneficiar o agronegócio Gaúcho entre outros).
Ele também ouviu as demandas da Universidade e recebeu a Proposta de Revitalização do Rio Pardinho Pós-Inundações, proposta esta, que tem impacto direto nas esferas econômica, social e ambiental, pois visa restaurar o ecossistema aquático, melhorar a qualidade da água e minimizar os impactos de eventos climáticos extremos futuros, garantindo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica da região afetada.
A coordenadora do Curso de Agronomia da Unisc e especialista do Centro Socioambiental da Unisc, professora Priscila Pacheco Mariani, ressaltou a importância de os municípios estarem mais resilientes no contexto de eventos extremos. “Eu falo em eventos extremos, não falo só de chuva e inundação. Nós temos, logo em novembro, uma seca muito forte. Essa proposta que está sendo apresentada é para que possamos nos tornar mais resilientes, tanto para a estiagem, como também para eventos extremos de chuva. Então, potencializar a infiltração de água do solo para que tenhamos os armazenamentos dessa água, pensar esses temas de grande porte de macrodrenagem”, afirmou.
O ministro sugeriu um encontro com membros da Defesa Civil, integrantes do Ministério das Cidades e prefeitos da região, para que se possa esclarecer dúvidas e auxiliar nos projetos de reconstrução. O evento, que deverá ocorrer na UNISC, ainda não tem data prevista.
A reunião contou com a presença do diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé; dos pró-reitores Acadêmico e Administrativo, Rolf Fredi Molz e Heron Sérgio Moreira Begnis, respectivamente; do diretor de Ensino e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa; da diretora de Extensão e Formação Continuada, Chana de Medeiros da Silva; do diretor de Inovação e Empreendedorismo, Rafael Kirst; do diretor de Finanças, Fernando Batista Bandeira da Fontoura; do coordenador da Unisc Serviços, Paulo Theisen; e do professor da Unisc, João Pedro Schmidt.
A agenda de Pimenta em Santa Cruz do Sul, também contou uma reunião na Reitoria da Unisc, para tratar assuntos sobre o Ministério e a instituição de ensino e encontro com o Comitê Pardo, que visou discutir estratégias de recuperação do Rio Pardinho. Durante a tarde, ele participou do lançamento do livro “Mudanças Climáticas”, do professor João Pedro Schmidt, no auditório do Sindicato dos Bancários.