Tainá Schneider, 23 anos, é moradora da localidade de Campo do Sobrado
Rosibel Fagundes
Moradora de Passo do Sobrado, Tainá Schneider, de 23 anos, vai residir durante aproximadamente um ano na Alemanha, através do Programa de Intercâmbio realizado entre a Diocese de Santa Cruz do Sul em parceria com a Diocese de Rottenburg/Stuttgart da Alemanha.
Filha de Edilson Schneider e de Marines Antônia Schneider, que residem em Campo do Sobrado, a jovem que possui Curso de Técnico em Informática, e que cursa o quarto semestre da Faculdade de Enfermagem, embarcou na última terça-feira, 27, no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre com destino ao país europeu.
Neste período ela irá desempenhar atividades voluntárias, em projetos sociais com crianças, e terá a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender um novo idioma e ampliar os horizontes de conhecimento. “Meu objetivo com o intercâmbio é principalmente conhecer um pouco mais da cultura alemã. O Brasil é um país muito rico e de múltiplas culturas e aqui na Alemanha tem muita coisa diferente. Então também é um modo de me desafiar e sair da zona de conforto. E também aprender a língua, que não sei muito bem, meus avós falavam alemão, mas acabou não passando para o meu pai, que acabou não passando para mim. Então é uma forma também de retornar um pouquinho às origens, porque minha família tem descendência alemã”, esclarece.
Sobre a preparação para fazer o intercâmbio, ela comenta que não teve muito tempo, pois teve de conciliar com as disciplinas da faculdade. “Eu estava fazendo várias cadeiras, então dificultou um pouquinho fazer outro curso. Mas o menino, o Cédric, que é um menino alemão e que estava no Brasil, me ajudou bastante. A gente fez algumas aulas online, e ele me ensinou algumas coisas básicas. Aqui na Alemanha a gente vai ter um curso também durante quatro semanas de alemão intensivo e depois minha coordenadora já me escreveu um outro curso de alemão para me ajudar na língua”, conta.
Futuramente, ao retornar ao Brasil, ela pretende seguir no Curso de Enfermagem que acabou tendo de trancar durante esse semestre e seguir trabalhando na área da saúde. “Antes de vir para Alemanha eu trabalhava na Secretaria de Saúde, ali na coordenação básica e eu pretendo tentar retornar para a prefeitura e continuar o meu curso”, afirma.
O PROGRAMA
De 2002 até o momento, a Diocese de Santa Cruz do Sul em parceria com a Diocese de Rottenburg/Stuttgart da Alemanha, já recebeu mais de 30 voluntários da Alemanha, e neste período enviou oito voluntários para lá. O programa de intercâmbio é direcionado à jovens estudantes, que possuem ligação com a Escola de Jovens Rurais (EJR) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).
No mesmo dia, em que Tainá Schneider embarcou para a Alemanha, desembarcou em solo brasileiro, a jovem Lea Franziska Hecke, natural do Sul da Alemanha. No aeroporto de Porto Alegre, ela foi recebida por Maurício Queiroz e Oldi Helena Jantsch, da equipe da CPT Diocesana.
Na quarta-feira, 28, o jovem Cédric Hückstädt, 19 anos, natural da Tubinga, cidade no Sul da Alemanha, concluiu seu intercambio no Brasil e retornou para Alemanha. Ele chegou em 05 de setembro do ano passado. Os jovens que participam do intercâmbio tanto no Brasil quanto na Alemanha, são acolhidos em casas de família.