Pastor Gerson Leão
No livro das Crônicas, o segundo, capítulo um e verso dez, lemos que Salomão pediu sabedoria e conhecimento.
A sabedoria sempre foi reconhecida como um dom de Deus, e por isso o rogo exclusivo a Ele.
O conhecimento (tradução, aqui, da palavra hebraica “madá’”, que se acha somente neste versículo, e em Daniel 1:17) contém a ideia de critério e de percepção íntima, algo mais profundo do que o simples saber.
A sabedoria é o segredo de aplicar de maneira certa todo o conhecimento, relacionando-o com Deus (Salmo 111:10).
Assim, temos como básico, essencial, primário, suficiente, apenas dois pontos:
Primeiro – A questão, inicial, não é querer ou não obter conhecimento bíblico. Vejamos Isaías 34:16: “Buscai no livro do Senhor e lede:”; ”E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida,…” (Deuteronômio 17:19) (… e outros versículos espalhados pela Bíblia). Portanto, a Palavra está no sentido de ORDEM, quase imposição, de conhecer a Deus! (Jeremias 9:23 e 24)
Segundo – O conhecimento bíblico neutraliza o espírito maligno e anula a teoria humana (Romanos 10:3).
A sabedoria bíblica, o conhecimento bíblico é ,,,
… proveitosa para instrução pessoal, familiar e social. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino … permanece naquilo que aprendeste” (Paulo a Timóteo – II, 14 e 16) “Ensinai-as a vossos filhos …” (Deuteronômio 6:4-6; 8-19; 7,20-25; 11:19) “Ensinavam em Judá … percorriam todas as cidades de Judá, e ensinavam o povo” (II Crônicas 17:9) (Josafá mandou príncipes, levitas e sacerdotes).
A sabedoria bíblica, o conhecimento bíblico …
… dá respostas plenas a todas às perguntas em questões da vida (eutanásia, células tronco, aborto, pena de morte, gênero, economia, relacionamento amoroso …) e, especialmente, acerca das nossas fé e esperança: I Pedro 3:15: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança, que há em vós.” Tito 3:7: “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”
A sabedoria bíblica, o conhecimento bíblico ainda …
… evita erros doutrinários, heresias, pecados. Oséias 4:6: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento.” Marcos 12:24: “Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” Jeremias 5:30 e 31: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra:…”.
A sabedoria bíblica, o conhecimento bíblico …
… prepara o homem para o PRESENTE como …
> ético, moral, cívico (Provérbios 11:11a)
> trabalhador (Salmo 128:2; I Tessalonicenses 4:11 e 12)
> profissional habilitado (Tito 2:9 e 10)
> família (Salmo 128:1-4)
> observador das leis e autoridades (Romanos 13:1)
> amante da sua Pátria (II Samuel 10:12)
… prepara o homem para o FUTURO
> “… até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, …“ (Efésios 4:13-16)
Finalizando lembramos Provérbios 2:3-5: “…se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.“
O conhecimento de Deus deve ser o alvo de quem quer estudar e assim, verdadeiramente, estará prestando um culto de sabedoria a Ele diante dos homens.