Nesta semana em entrevista com os Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado, os mesmos passaram a preocupação da corporação com a estiagem no município e região.
Até o momento os Bombeiros já transportaram mais de 250 mil litros de água para o abastecimento de redes hídricas, ou reservatórios de água, em Passo do Sobrado e Vale Verde. “A chuva que recebemos esta semana, não resolveu em nada a estiagem. Nossos lençóis de água estão muito baixos, se continuar assim, sem chuva, teremos que adotar medidas de racionamento. Pedimos para que as pessoas façam o uso consciente da água. Evite lavar veículos, calçadas e não disperdessem, porque na situação de estiagem que temos, poderá faltar água para muitas pessoas”, comentou Aurélio Batista, vice-presidente dos Bombeiros Voluntários.
Desde o início de fevereiro, até o dia 20, já foram gastos em torno de 260 mil litros de água, tanto no combate a incêndios, quanto para o abastecimento de famílias carentes que necessitam de água potável.
Abastecimento de água
Os Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado, estão todos os dias abastecendo a rede pública de água de várias localidades do interior do município. Assim como as localidade do município de Vale Verde.
Com o caminhão sempre carregado, e sem hora para atuar, os Bombeiros Voluntários vem realizando um grande trabalho humanitário, para inúmeras famílias da região. Preparados para combater as chamas, e quando são chamados para levar água para uma família, ou até mesmo para abastecer uma caixa de água, estão prontos. Subindo e descendo escadas e degraus para levar vida, as pessoas.
Saiba mais
O decreto de emergência foi publicado em 11 de janeiro de 2020, e segundo a Emater, em seu laudo estimou um prejuízo de R$ 9.329.854,21
Sendo:
Fumo, perda de 20%
Milho em grão, perda de 47%
Hortaliças, perda de 50%
Soja, perda de 20%
Bovinos de leite, perda de 35%
Bovinos de corte, perda de 19%
Água para animais
Está a cada dia que passa aumentando a preocupação com o abastecimento de água para os animais. Durante a semana, observou-se uma redução significativa no volume de água de muitos açudes no município. Até mesmo produtores buscando água em arroios para darem de beber aos seus animais.