sexta-feira, dezembro 6, 2024
InícioNotíciasComissão aprova projeto que exige ao menos um ponto de distribuição de...

Comissão aprova projeto que exige ao menos um ponto de distribuição de absorventes femininos em cada cidade

O projeto de lei 1309/2024 é de autoria dos deputados Alexandre Lindenmeyer e Luiz Couto, ambos do PT. A relatora foi a deputada Ana Pimentel (PT-MG).

- Publicidade -

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1309/24, que assegura a distribuição de absorventes higiênicos femininos pelo Poder Público, em ao menos um local por município.

Apresentado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), o texto insere a medida na lei que instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214/21).

Os parlamentares explicam que a lei atual já determina a implantação do programa, mas que muitas mulheres alegam dificuldades para conseguir os absorventes em municípios onde não há o Programa Farmácia Popular.

- Publicidade -

“A pobreza menstrual é uma questão fundamental de saúde pública, de direitos humanos que temos enfrentado com mais afinco nos últimos anos no Estado brasileiro”, disse Ana Pimentel, ao recomendar a aprovação do projeto.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Com informações da Agência Câmara de Notícia

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS