Na Escola Alexandrino de Alencar, o dia foi marcado por momentos de acolhimento, integração e alegria na comunidade escolar
Rosibel Fagundes
Após o adiamento por conta do calor intenso, teve início na última quinta-feira, 13, as aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria da Educação do RS (Seduc), são 700 mil alunos matriculados neste ano, semelhante ao do ano passado, quando foram contabilizados 713 mil alunos matriculados. Entre as novidades deste ano, estão o uso de uniformes e a restrição do telefone celular nas instituições.
Somente em uniformes, o governo estadual investiu cerca de R$ 208 milhões, em confecção e distribuição. Foram 7 milhões de peças, que serão entregues nas 2,3 mil instituições de ensino da rede até o final de março. Sobre o uso de telefone celular, na sexta-feira,7, a Seduc publicou a portaria para regulamentar no RS a lei federal que restringe o uso de celulares em escolas. A normativa já está em vigor neste início do ano letivo, e além da sala de aula a restrição ao uso do aparelho também é válida para intervalos e recreios.
Em Passo do Sobrado, na Escola Estadual Alexandrino de Alencar o retorno foi marcado por atividades de acolhimento e integração aos 420 alunos distribuídos entre o 1º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, como destaca o diretor, Marlon Weber.
“Dá para perceber no semblante dos alunos a alegria de retornar as aulas depois desse cancelamento de segunda-feira. Na terça e quarta-feira foi um calorão muito grande mesmo, mas na quinta e sexta-feira, foram dias bem agradáveis. Nós recebemos os alunos da melhor maneira possível, com música, com brincadeiras e depois, nas salas de aula todos participaram de uma dinâmica de integração. Os alunos novos conheceram todas as instalações e estamos retornando aos pouquinhos com bastante alegria”, esclarece.
Em Vale Verde, a quinta-feira, 17, também foi de alegria e acolhimento aos 190 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti. Na rede municipal de Vale Verde o retorno dos 350 alunos aconteceu na última segunda-feira, 10. Já em Passo do Sobrado, o retorno dos alunos da rede municipal acontece na segunda-feira, 17. São esperados cerca de 800 estudantes.
Volta às aulas do ensino privado
Nesta semana, também foram retomadas as aulas em algumas escolas particulares. Conforme levantamento do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), a maioria das instituições retornam às atividades até o dia 17 de fevereiro. A rede conta com 300 mil alunos matriculados no Estado.
No último dia 14, aconteceu o retorno dos alunos do Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul. Na próxima segunda-feira dia 17, inicia o ano letivo na Faculdade Dom Alberto, Senac e no Colégio Dom Alberto (para alunos novos), para os demais será a partir do dia 18.
No dia 19, acontece o retorno das aulas no Colégio Mauá e no dia 24, as aulas serão retomadas no Educar-se e na Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). No dia 05 de março, retornam as atividades da graduação presencial e EAD da Unisc.