ELEIÇÕES 2024
Após testados, os equipamentos foram lacrados e programados para somente serem ligados no dia 06 de outubro, data do 1º turno
Rosibel Fagundes
A Justiça Eleitoral começou a fazer os ajustes finais nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais. O processo de carga das urnas da 162ª Zona Eleitoral que abrange as cidades de Passo do Sobrado, Vale Verde, Vale do Sol, Vera Cruz e parte de Santa Cruz do Sul, teve início na última segunda-feira, 23, na sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul. Já na 40ª Zona Eleitoral, que atende a zona norte de Santa Cruz, além dos municípios de Gramado Xavier, Herveiras e Sinimbu, o trabalho de carga das urnas começou na terça-feira, 24.
Os equipamentos foram carregados com os sistemas eleitorais, dados de eleitoras e eleitores e candidatas e candidatos. As informações foram inseridas nos equipamentos por meio de mídias, dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos, votação e gravação de resultados. Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes da distribuição aos tribunais regionais. As urnas também foram previamente testadas, com o objetivo de identificar problemas ou fragilidades a serem resolvidos antes da realização das eleições.
O processo de carga e lacração das urnas é público e foi acompanhado pelo juiz titular da 162ª Zona Eleitoral, André Luís de Moraes Pinto, com a presença da imprensa e também de convidados, entre eles, representantes de partidos políticos, candidatos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público (MP). Após as etapas de carga e de testes, os equipamentos foram lacrados e programados para somente serem ligados às 7 horas do dia 06 de outubro, data do 1º turno.