Um Dia Mundial dos Pobres!?
Celebramos com destaque alguns dias do longo calendário do ano para interromper a rotina que tende a engolir a todos com sua disfarçada voracidade, mas também para evidenciar valores e princípios preciosos que não queremos perder. Por isso celebramos o dia das mulheres, o dia das mães, o dia dos pais, o dia das crianças, o dia dos namorados…
A ONU também tem seu calendário, e pede que todos os povos celebrem algumas datas, entre as quais: o dia das florestas; o dia da água; o dia da terra; o dia da democracia; o dia da alimentação; o dia da paz; o dia da justiça social; o dia dos direitos humanos; o dia dos refugiados; o dia da juventude; o dia dos migrantes; o dia das vítimas da escravatura; o dia de luta contra o trabalho infantil; o dia de luta contra o tráfico de pessoas humanas…
Por sua vez, as comunidades cristãs celebram dias especiais nos quais recordam eventos e pessoas que mantém vivo o melhor do passado no qual lançam suas raízes e apontam para o horizonte que sonham e para o qual caminham: o natal, a morte e a ressurreição de Jesus; outros momentos cruciais da vida de Jesus, como pentecostes, transfiguração e ascensão; a vida dos profetas, dos mártires, das testemunhas, dos santos e santas…
Com o passar do tempo, algumas destas datas e celebrações foram se afastando do seu sentido histórico, assumindo traços das culturas e territórios e perdendo seu sentido especificamente cristão. Parte delas foi apropriada pelo comércio e transformada em diversão e mercadoria, em fonte de lucro para alguns e em distração para muitos. Outras simplesmente perderam sua força religiosa e propulsora de valores e utopias.
Em 2017 o Papa Francisco surpreendeu o mundo, tão acostumado a tornar invisíveis os pobres e as vítimas que produz, pedindo que celebremos anualmente o Dia Mundial dos Pobres. Há quem questione as razões de dar tanta visibilidade aos pobres, e quem pergunta se dedicar aos pobres apenas um dia vai mudar a condição que eles vivem. Outros ainda acusam o Papa de estar cedendo a ideologias políticas esquerdistas…
Entretanto, a vida histórica e a memória de Jesus de Nazaré, no qual os cristãos fixamos o nosso olhar, deu aos pobres, às vítimas e excluídos do seu tempo a primazia absoluta: ele deu sua vida e recebeu a condenação de cruz por causa deles, e afirmou sem titubear que eles são seus vigários, seus representantes. Certamente, sua vida cotidiana e as causas que abraçou pedem que o visualizemos mais como um pobre que como um rei.
Há 60 anos, o Concílio Vaticano II dizia que Cristo realizou a obra da salvação na pobreza e na perseguição, assumiu a condição de servo, evangelizou os pobres, aliviou os corações feridos, buscou os que se haviam perdido. Por isso a Igreja, reconhecendo nos pobres e desvalidos a imagem de “seu fundador pobre e sofredor, é “chamada a trilhar o mesmo caminho, servindo os pobres e combatendo a pobreza” (cf. Lumen Gentium 8).
Dom Itacir Brassiani msf
Bispo diocesano de Santa Cruz do Sul
2º ENCONTRO
DIOCESANO DE FAMÍLIAS
A Pastoral Familiar da Diocese de Santa Cruz do Sul realiza neste domingo, 10, o 2º Encontro Diocesano de Famílias, em Encantado. A programação inclui um dia de oração, formação e espiritualidade. O início das atividades é às 10h, na Comunidade Santo Agostinho. O encerramento está previsto para às 17h, com a Santa Missa no Cristo Protetor.
PROJETO QUERUBINS REALIZARÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA MUNDIAL DOS POBRES
A Igreja celebra anualmente no domingo que antecede a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, neste ano de 2024, mais precisamente no dia 17 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres. A iniciativa busca chamar a atenção para a situação das pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos. Em todo o Brasil, diversas iniciativas serão realizadas a partir da motivação do tema “A oração do pobre eleva-se até́ Deus” (cf. Sir 21,5). Na Diocese de Santa Cruz do Sul, no dia 14 de novembro, será realizado um momento celebrativo e partilha de mesa com os mais pobres, na sede do Projeto Querubins, localizado na rua Abraão Tatsch, 550, no bairro Santa Vitória. As atividades iniciam às 10h com apresentação dos projetos sociais realizados pelas crianças O encerramento será ao meio-dia com almoço. O bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani estará presente. Criado em agosto de 2014, o Projeto Querubins é um projeto social que atende atualmente 55 crianças e adolescentes. Os recursos para manutenção das atividades são financiadas pelo Fundo de Solidariedade da Diocese de Santa Cruz do Sul.
Diocese celebra 65 anos de fundação
No próximo dia 15, a Diocese de Santa Cruz do Sul celebra seus 65 anos de instalação e posse do primeiro bispo, Dom Alberto Frederico Etges. Criada pelo Papa João XXIII, no dia 20 de junho de 1959, a Diocese acolhe diferentes etnias e culturas, e ao longo dos anos desempenhou um papel fundamental na promoção dos valores cristãos, no desenvolvimento espiritual e no apoio as comunidades locais. Atualmente a diocese é composta por 51 paróquias, incluindo santuários, mosteiros, casas de formação e retiros, numa área territorial que abrange 40 munípios do Vale do Rio Pardo e Taquari. Para comemorar a data, uma missa em Ação de Graças pelos seus 65 anos, será realizada na sexta-feira, 15, às 10h, na Catedral São João Batista. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani. Após, haverá almoço de confraternização no Centro Comunitário da Catedral.
45ª ROMARIA AO SANTUÁRIO
DE SCHOENSTATT
Com o tema “Com a Mãe e Rainha, peregrinos da esperança”, a 45ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt, se aproxima. O evento religioso ocorrerá no domingo, 24 de novembro. A saída da caminhada será às 8h30min. da frente da Catedral São João Batista seguindo pela Rua Marechal Deodoro até a Fernando Abott, no bairro Goiás. Durante o trajeto os romeiros farão duas paradas, uma em frente ao Hospital Santa Cruz para uma prece pelos enfermos e a outra, em frente a uma escola de educação infantil, localizada próximo ao Santuário, para uma prece destinada aos estudantes e profissionais da área da educação. Na chegada, prevista para às 9h30 min., será celebrada a santa missa no santuário.