sexta-feira, outubro 4, 2024
InícioEdição em TextoSicredi Vale do Rio Pardo celebra 105 
anos de legado com foco...

Sicredi Vale do Rio Pardo celebra 105 
anos de legado com foco no futuro

Encontro com a imprensa regional ocorreu na última terça-feira e destacou diversas ações da cooperativa

Santa Cruz do Sul (RS) – Em um encontro com a imprensa realizado na última terça-feira, 24, a Sicredi Vale do Rio Pardo celebrou seus 105 anos de trajetória, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das comunidades e destacando sua preparação para o futuro. Fundada em 1919, a cooperativa construiu ao longo das décadas uma sólida reputação baseada em princípios de cooperação, solidariedade e apoio mútuo. Hoje, a Sicredi VRP se consolida como uma das maiores cooperativas da região, com mais de 72 mil associados e ativos que ultrapassam os R$ 2,5 bilhões. Ao todo, são 317 colaboradores, quadro esse composto 73% por mulheres.

- Publicidade -

Durante o evento, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, apresentou as diversas ações da cooperativa que, ao longo de mais de um século, fortaleceram a economia local, com destaque para os investimentos em educação financeira e apoio a empreendedores e agricultores. Além disso, Petry revelou detalhes de um novo projeto: a inauguração de uma agência temática em Linha Santa Cruz, que também abrigará um museu da imigração. “Queremos que esse local histórico seja um ponto de visitação, ligando o passado com o futuro, em um ano emblemático em que o Rio Grande do Sul celebra os 200 anos da imigração alemã”, destacou.

Ainda de acordo com Petry, a nova estrutura, prevista para ser concluída até dezembro, simboliza o compromisso da cooperativa com a inovação e o desenvolvimento, mantendo suas raízes firmes na história e cultura da região. “Queremos mostrar que, apesar de estarmos sempre olhando para o futuro, jamais deixamos de valorizar o legado e a trajetória que nos trouxeram até aqui”, afirmou o presidente.

Nos últimos anos, o Sicredi Vale do Rio Pardo se destacou por suas iniciativas voltadas à comunidade, como os projetos “Jornada de Educação Financeira nas Escolas”, que já impactou mais de 3 mil estudantes, e o programa de formação de cooperativas escolares em 27 instituições de ensino. Esta e outras iniciativas foram destacadas no encontro com a imprensa, que também contou com explanações do diretor Executivo, Márcio Algayer, da diretora de Operações, Daniele Mann, e do coordenador de Cooperativismo e Sustentabilidade, Marco Antônio da Rocha.

- Publicidade -

Apoio aos agricultores após as enchentes – Além de celebrar sua história, o Sicredi também aproveitou o encontro para destacar ações recentes, como o apoio oferecido aos agricultores atingidos pelas enchentes de maio, que devastaram diversas áreas do Rio Grande do Sul. Um dos exemplos mais emblemáticos foi o da jovem agricultora Lidiane Frantz, de 22 anos, que teve sua lavoura destruída. Graças ao programa de recuperação da cooperativa, que distribuiu mudas de hortifruti para os produtores afetados, ela e outros 400 agricultores da região conseguiram reerguer suas produções. “Fortaleceu o interior. Não só minha família, mas todas as comunidades foram impactadas por essas doações”, ressaltou Lidiane.

Com iniciativas que vão desde doações de mudas até a prorrogação de créditos para associados, o Sicredi alocou recursos do Fundo Social e do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) em auxílio aos municípios afetados pelas enchentes, demonstrando, mais uma vez, o compromisso da cooperativa com suas comunidades em momentos de crise. “Uma cooperativa só tem bons resultados se o seu associado está indo bem com seus recursos, seus investimentos. Por isso em momento de crise o Sicredi sempre vai estar ao lado. O associado crescendo e se mantendo forte é o segredo para a cooperativa se fortalecer”, frisa Petry.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS