sábado, abril 26, 2025
InícioEdição em TextoSalvação só em Jesus

Salvação só em Jesus

Escreveu Pr. Gerson Leão

- Publicidade -

Meus cumprimentos cordiais, caro leitor. Receba meus desejos de boa saúde e prosperidade em todas as áreas do seu viver.

Meditemos baseados no único livro histórico do Novo Testamento – Atos dos Apóstolos, capítulo 4 e versículo 12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Almeida Revista e Atualizada) “E em ninguém mais se encontra a salvação; pois debaixo do céu não foi dado aos homens outro nome pelo qual possamos ser salvos. (LEB – Edições Loyola)

Esta é uma afirmação contundente do apóstolo Pedro (com João) quando arguido perante o Sinédrio (At 4:7), depois “do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado.” (Atos 4:9; 3:1-11)

- Publicidade -

Primeiro tratemos de “salvação”, olhando de forma contextual.

O que quer dizer “salvação” e por quê?

Champlin, na “Enciclopédia de Bíblia – Teologia e Filosofia”, nos ajuda a entender: “’Salvação’ vem do latim salvare, que significa ‘salvar’, e de salus, que significa ‘saúde’ ou ‘ajuda’. A palavra hebraica traduzida em português por ‘salvação’ indica segurança. O termo grego ‘soteria’, e suas formas cognatas, tem a ideia de cura, recuperação, redenção, remédio, resgate. Esta palavra pode ser usada em conexões totalmente físicas e temporais, ou no que diz respeito ao bem-estar da alma, presente e eterna.”

- Publicidade -

A ideia de “salvar”, quando usada para indicar a salvação espiritual, fala do livramento do pecado, da degradação moral e das penas que devem seguir-se, como o julgamento divino.

Por quê “salvação”? “pois TODOS pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos 3:23); “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a TODOS os homens porque TODOS pecaram.” (Romanos 5:12; Gênesis 3:6) Uma vez desobedientes (Gênesis 2:16,17; 3:6; Romanos 11:30; Tito 3:3; I Pedro 3:20) a Deus TODOS se perderam nos seus pecados e delitos (Efésios 2:1,5); tornaram-se inimigos de Deus (Romanos 5:10; Isaías 59:2)

“… não existe nenhum OUTRO nome …”.

A salvação vem por meio de Jesus (Lucas 19:1-10). Ele veio para salvar (Mateus 18:11; 20:28; Marcos 3:1-5; Lucas 4:18; 9:56). Ele nos conduz à vida eterna, à salvação da alma (Mateus 7:13 e 14). Jesus é “o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6) “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Pois o enviado de Deus fala as palavras dEle… Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” (João 16:16-18, 34, 36) “Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5; 1-12) Ele morreu, e morte de cruz; derramou seu sangue pelos pecadores a fim de salvá-los (Colossenses 1:20; 2:14,15; Hebreus 12:2).

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (João 15:13)

… nesse NOME há poder pois, por fim, ressuscitou! “Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumi-la. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.”  (João 10:17,18)

Max Lucado, em seu livro “Nas garras da Graça”, faz uma boa aplicação. Escreveu:

“Voltemos àquele meu convite para navegar. Sei que eu disse que você provavelmente não iria, mas façamos de conta que não é tão esperto quanto parece ser e aceita subir ao barco.

Você começa a ficar preocupado quando nota que ergo a vela somente alguns centímetros no mastro. E estranha ainda mais o fato de eu colocar-me atrás da vela parcialmente içada e começar a soprá-la.

– Por que não levanta a vela? – você pergunta.

– Porque eu não consigo soprá-la toda – respondo, ofegante.

– Deixe que o vento sopre – você insiste.

– Oh, não. Não posso fazer isto, pois estou navegando este barco por minha conta.

Estas são as palavras de um legalista lutando para levar o seu barco para os céus (você já imaginou por que tantos religiosos parecem estar sempre sem fôlego?).

Depois de algum tempo, chega uma violenta tempestade. A chuva borrifa o convés e a pequena embarcação balança sobre as ondas. – Pegarei a âncora! – grito. Você fica aliviado ao ver que pelo menos sei onde está a âncora, mas então se surpreende ao ver onde a coloco.

Primeiro, pego a âncora e a coloco perto da proa. – Isto deve estabilizar o barco! – digo, o que naturalmente não acontece. A seguir, levo a âncora para a popa. – Agora estamos seguros! – mas a oscilação continua. Penduro a âncora no mastro e de nada adianta. Finalmente, com medo e frustração, você toma a âncora e lança-a no profundo oceano, gritando: – Não sabe que deve ancorar em algo que não seja você mesmo?!

Um legalista não sabe isto. Ele se firma apenas em si mesmo. A sua segurança tem origem no que possui e faz: sua linhagem, sua lei, seu rufar de tambores. Quando chega a tempestade, o legalista lança a âncora em suas próprias obras. Ele irá se salvar! Afinal, não pertence ao grupo certo? Não tem a lei correta? Não passou por todas as iniciações corretas? (Percebe a razão por que tantas pessoas religiosas têm uma vida tempestuosa?)

Este é o ponto: a salvação é um assunto de Deus.

Deus é aquele que salva os seus filhos. Existe um único nome sob os céus que tem o poder de salvar, e não pensemos que é o nosso.

Portanto, Jesus é o único que tira as manchas do pecado, cura as feridas que o pecado causa; Jesus cura a alma adoecida pelo pecado; Jesus recupera o ser, tanto físico como espiritual; Jesus é o único que pagou o preço do resgate, quando morreu na cruz; o único que satisfez e aplacou a ira de Deus sobre o homem arrependido. Jesus nos dá Graça para evitar o pecado, a degradação moral, e nos dá livramento da condenação eterna. Jesus “veio buscar e salvar o que havia se perdido” (Lucas 19:10). Jesus dá bem-estar ao homem no presente, e no futuro a vida eterna. O Único!

Vale lembrar que a salvação não vem através de obras legais, pois ninguém consegue tornar-se um ser superior a Cristo.

Philip Paul Bliss nos faz cantar “Só por Jesus, só por Jesus, é que nós somos salvos” (estribilho do hinário Cantor Cristão, número 192).

Cante com Curió e Canarinho, no YouTube, “Quem salva é Jesus”.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS