Na tarde da última sexta-feira 28/02, representantes da equipe de engenharia da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o presidente da Comissão pelo Asfaltamento do Passo da Mangueira e a Administração de Passo do Sobrado se reuniram para discutir os detalhes do convênio entre os dois municípios. O objetivo é viabilizar o asfaltamento de um trecho de 1,3 km da estrada que liga Cerro Alegre Baixo à Capela dos Cunha, dando continuidade à pavimentação que está em andamento até a JTI.
A iniciativa partiu do prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, que, ao tomar conhecimento da mobilização realizada em Passo da Mangueira, entrou em contato com o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, e propôs o convênio. Como contrapartida, o município de Passo do Sobrado se comprometeu a realizar o patrolamento da estrada em Capela dos Cunha.
Tanto Vilmar, presidente da Comissão pelo Asfaltamento, quanto o prefeito Edgar Thiesen destacaram a importância da obra para o desenvolvimento da região, ressaltando que a pavimentação aumentará as possibilidades de interligação asfáltica entre a RS-405 e a BR-471.
Um sonho antigo
A pavimentação da via é um projeto de longa data. O tema ganhou força durante a primeira gestão de Sérgio Moraes na Prefeitura de Santa Cruz do Sul, quando foi iniciado o asfaltamento da estrada de Cerro Alegre Baixo. Posteriormente, na gestão de Airton Etges em Passo do Sobrado, houve a tentativa de desviar a rota da RS-412 para que, em vez de passar por Vera Cruz, fosse direcionada por Venâncio Aires até o atual entroncamento. No entanto, a proposta não teve força política suficiente para avançar.
Agora, com o novo convênio entre Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado, o sonho da interligação asfáltica entre a RS-405 e a BR-471 está cada vez mais próximo de se tornar realidade.