domingo, maio 19, 2024
InícioEdição em TextoPor que 1º de maio é Dia do Trabalho? Saiba como tudo...

Por que 1º de maio é Dia do Trabalho? Saiba como tudo começou

Rosibel Fagupndes

- Publicidade -

Na próxima quarta-feira, 01, feriado nacional, é celebrado o Dia do Trabalho. A data comemorativa é dedicada à conquista de todos os trabalhadores durante a história. Além do Brasil, cerca de 80 países também fazem feriado neste dia.

O dia do trabalhador surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, quando os trabalhadores fizeram uma manifestação nas ruas da cidade para reivindicar a redução da carga horária de trabalho, de 13h para 8h diárias. Organizados pela Federação Americana do Trabalho, o evento que contou com a participação de milhares de operários que se reuniram nas ruas da cidade ficou conhecido como Revolta de Haymarket (Haymarket Affair).

Em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu, o que resultou na morte de alguns envolvidos e em dezenas de pessoas feridas. Diante disso, em 1889, na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

- Publicidade -

Em alguns países a data é celebrada em datas diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o país onde se desencadeou o movimento pela luta dos direitos laborais, o Dia do trabalho o Labor Day, é celebrado na primeira segunda-feira de setembro.

Aqui no Brasil, o Dia do Trabalho entrou oficialmente no calendário, somente em 1924, com decreto do então presidente da República, Arthur Bernardes, após protestos populares e movimentos iniciados pelos imigrantes presentes no país. O ex-presidente, Getúlio Vargas também teve participação no marco da data, ao usar o 1º de maio como propaganda de governo.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS