Artigos de Opinião
3º Lugar – O lugar onde eu vivo: agricultura e soluções
Aluna Manuela Weber da Silva
Professora Orientadora Leila, 3º ano escola Curupaiti
O lugar onde vivo: agricultura e soluções
O lugar onde vivo, uma típica cidadezinha de interior, calma e tranquila. Possui apenas 3.214 habitantes em sua população de moradores. O município de Vale Verde fica localizado no interior do Rio Grande do Sul, uma cidade de colonização alemã.
As pequenas comunidades rurais são em geral a maior parte da população. Porém, também são responsáveis por alguns problemas enfrentados pela região. O uso irresponsável de agrotóxicos, a falta de desenvolvimento de técnicas sustentáveis e também o desmatamento da vegetação nativa, são alguns dos desafios encontrados no município.
Os causadores não percebem, mas são os responsáveis por alguns problemas enfrentados na região, como: redução da produção agrícola, seca de alguns açudes, erosões, problemas de saúde, entre outros (esses problemas ocorrem por conta da contaminação do solo e da água, perda da biodiversidade e a diminuição de recursos hídricos). Para enfrentar esses problemas, são necessárias adoção de medidas que promovam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
Algumas soluções para esses problemas seriam a redução do uso de agroquímicos, agricultura orgânica, reflorestamento, incentivo a preservação (principalmente nas instituições de ensino) e sobretudo a educação e capacitação dos agricultores.
Acredito que, as práticas agrícolas não podem ser eliminadas do nosso municípios, pois são responsáveis por gerar emprego e renda para boa parte da população, contribuindo assim para a economia local, mas é preciso soluções para amenizar esses problemas e consequentemente amenizar também os efeitos ocasionados.