O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) promove na próxima terça-feira um evento de acolhimento a pais e familiares de pessoas com autismo. A palestra “Autismo: conhecer, incluir e transformar”, será ministrada pela neuropsicóloga Andressa Sehn, que é mãe de um adolescente autista. O evento ocorre a partir das 19 horas, no Auditório Memorial da Unisc, no campus da universidade em Santa Cruz do Sul, com entrada franca.
Conforme a especialista, a ideia é criar conexão com as famílias que irão participar do encontro, para promover a empatia e a proximidade com os familiares e cuidadores que convivem com crianças e adultos com o transtorno do espectro do autismo. “É preciso entender que o cérebro de uma pessoa com autismo é atípico, não funciona como de uma pessoa que não tem. Por isso, os critérios de diagnóstico, quanto mais rápido tornam mais fáceis os níveis de suporte e cuidados com ele. Desde os três anos de idade do meu filho – hoje adolescente – eu convivo com esta sistemática, por isso que eu propus iniciar criando uma conexão com a plateia”, destaca.
Como mãe e profissional da área, Andressa destaca que além de pensar na previsibilidade das situações e formas de abordagem, é necessário também prestar atenção ao ambiente, a tudo que rodeia a pessoa com autismo, pois qualquer diferença no meio, como um cheiro, uma luz, ou até mesmo a movimentação de pessoas, provocam incômodo no autista. “Muitas vezes nos preocupamos em como iremos nos portar na presença de um autista, mas não é só a nossa interação que interfere é todo o ambiente e o contexto no qual estamos inseridos”, frisa a especialista que participou, na época, da criação do Centro TEA do Cisvale.
Para a diretora executiva do Consórcio, Léa Vargas, a oportunidade de compartilhar experiências e contar com representações de associações de pais de pessoas com autismo de oito municípios da região torna o evento ainda mais grandioso. “Dentro da programação do Centro TEA durante o mês de abril este é um momento muito especial, voltado especificamente para pais e familiares de pessoas com autismo. Por isso deixamos o convite para que todas as pessoas que tiverem interesse em participar, possam estar conosco na próxima terça-feira”, ressalta.
A palestra ocorre no Auditório Memorial da Unisc, no Bloco 53 do Campus da universidade em Santa Cruz do Sul, a partir das 19 horas da quarta-feira, dia 23. Não é necessário fazer inscrição, e o evento é gratuito, aberto à comunidade. Porém o espaço do auditório é limitado em 120 vagas. A promoção é do Centro TEA – Programa Estadual TEAColhe e Cisvale, com apoio de associações da região. Participam da organização a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Deficiência (Afae) de Sinimbu, Associação de Amigos Especiais (Adae) de Vera Cruz, ONG Anjo Azul de Passo do Sobrado, ONG Mandala de Candelária, Esperança Azul de Venâncio Aires, ONG Luz Azul de Santa Cruz do Sul, Associação Riopardense de Pais e Amigos dos Autistas (Arpaa) – de Rio Pardo – e Associação Pantanense de Pais e Amigos dos Autistas, de Pantano Grande.