sexta-feira, julho 11, 2025
InícioEdição em TextoMenina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza,...

Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul

Criança, que teria autismo, estava com os pais, turistas do Paraná; local não tem proteção e acidente mobilizou bombeiros por horas

Esta entrada é parte da 9 do 33 na série 12/07/2025

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

Uma tragédia marcou a tarde desta quinta-feira, 10, em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. Uma menina de 11 anos morreu após cair do alto do mirante do Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a cerca de 23 quilômetros do centro da cidade.

A criança, que segundo o Corpo de Bombeiros apresentava sinais de transtorno do espectro autista (TEA), estava acompanhada dos pais, turistas vindos de Curitiba (PR). Conforme informações, a família se preparava para sentar em um banco quando a menina saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. O local não possui qualquer tipo de cerca ou barreira de proteção.

A queda aconteceu por volta das 13h, em uma área central do cânion, sem vegetação ou platôs que pudessem amortecer a queda. As buscas envolveram equipes dos bombeiros de Canela, Gramado, Porto Alegre e dos Bombeiros Voluntários de Cambará do Sul, com apoio da aviação da Brigada Militar e uso de drones. A vítima foi localizada às 17h30, cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda, mas o resgate só foi concluído às 23h devido às dificuldades do terreno e das condições climáticas. A morte foi confirmada no momento do resgate.

- Publicidade -

A Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) assumem agora a condução dos procedimentos legais.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD) prestou solidariedade à família da vítima. Ele também agradeceu o trabalho das equipes envolvidas no resgate.

“Quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família, que certamente neste momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul”, declarou Leite.

- Publicidade -

A tragédia ocorre poucos dias após outros dois acidentes graves em pontos turísticos da Serra Gaúcha. No sábado, 5, duas pessoas morreram em um acidente no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula. Já na quarta-feira, 9, um adolescente uruguaio de 13 anos caiu de um brinquedo no Alpen Park, em Canela, e precisou ser submetido a cirurgia.

O Cânion Fortaleza é uma das atrações naturais mais visitadas do Rio Grande do Sul, mas ainda carece de estrutura de segurança em áreas de risco, como trilhas próximas aos penhascos.

Navegação da série<< Venâncio Aires:
Cuia gigante com mirante será nova atração turística no interior do município
Reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir >>
- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS