Memórias
2º lugar – Laço do Destino
– Aluna Claudinéia D. Thiesen Pereira,
professora orientadora Alesandra – 7º Ano escola Curupaiti
Laços do destino
Existem várias histórias em Vale Verde… de caça, de política, de terror, mas a que irei contar é mais antiga que nosso município, trata-se de uma história de amor.
Em 69, em Vila Melos, distrito de General Câmara, onde hoje é Vale Verde, tradicionalmente, no final do ano, aconteciam bailes no salão do kappel, para comemorar a safra de fumo. Foi em um desses eventos, sem meus pais, que conheci o amor da minha vida.
Era de costume que as meninas solteiras fizessem um vestido, o meu, dessa noite, foi feito pela minha mãe. Era florido de rosas miúdas com fundo azul. Lindo, muito lindo! Com o que sobrava do tecido, cortava-se um laço, o qual era colocado dentro de uma caixa na entrada da festa e, na hora da dança, os rapazes solteiros pegavam um dos laços e procuravam a moça que tinha o vestido com o mesmo tecido.
Enquanto tocava em uma viola uma música calma e lenta, eu estava dançando com meu lindo vestido. Eu estava me sentindo muito bonita! De repente, senti um toque no meu ombro, virei-me e vi um rapaz com um olhar tímido, mostrando nas mãos o tecido do meu vestido. Dançamos a noite inteira. Dançava bem o danado!
Depois daquela noite, dancei muitos bailes com ele, que me convidava para ser seu par, sem ao menos tirar um laço da caixa. Eu adorava isso, me sentia muito importante e não deu outra… me apaixonei.
Depois de um tempo, ele foi à minha casa me pedir em namoro para meu pai. Meu coração estava quase saindo pela boca. Mas, graças a Deus, o pedido foi aceito. Namoramos, casamos e tivemos lindos filhos.
Aos seus setenta e um anos de idade, me deixou, perdi-o para aquela terrível doença, o câncer. Faz oito anos que estou a engatinhar, pois é difícil caminhar sem a companhia de quem amamos.
Hoje, me alegro, porque é bom relembrar momentos como esse, parece que escuto a velha viola e sinto aquele toque no meu ombro e vejo em suas mãos o laço que amarrou nosso destino.