Hoje pela manhã, o Prefeito Edgar Thiesen, juntamente com representante da EMATER Maikel Moraes, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente André Luiz Muller, realizaram uma visita às propriedades onde foi realizadas instalações de três cisternas onde o objetivo é oportunizar a reservação da água da chuva para uso durante os períodos de estiagem, proporcionando segurança hídrica e minimizando os prejuízos financeiros dos agricultores.
O investimento total foi de R$ 65.426,01, com uma contrapartida da Prefeitura Municipal no valor de R$ 2.227,80. Além disso, uma retroescavadeira foi utilizada para auxiliar no acabamento das obras.
O projeto tem como público-alvo produtores pecuários, pessoas físicas cuja atividade principal seja a produção leiteira, avicultura, suinocultura e a produção de hortifrutigranjeiros.
Para participar do projeto, os beneficiários deveriam dispor de uma área de telhado de pelo menos 100m² para captação da água da chuva, além de contar com sistemas de calhas e canos instalados antes do início da execução dos serviços. A seleção foi realizada por meio de um processo de inscrição, no qual os interessados manifestaram seu interesse dentro do período estabelecido. Posteriormente, as inscrições foram classificadas pelo Conselho Municipal de Agricultura, conforme as diretrizes do Manual do Eixo Estratégico Irriga+RS.