8ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 24/02/2025 – 19:00 HORAS
SALA DE SESSÕES GUSTAVO JORGE DETTENBORN
PRESENÇA DOS VEREADORES: Abertos os trabalhos da 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Passo do Sobrado, na Sala de Sessões Gustavo Jorge Dettenborn, sob à presidência do Vereador Fábio Roberto Baierle/PP. Havendo número legal, declarou aberta a Sessão. O suplente Nelson João Gheno Filho foi empossado no lugar da vereadora titular Juliana da Silveira, pela bancada do PDT. Presença dos seguintes vereadores: Elisio Machado/PDT, Evaldir Carlos Dettenborn/PSB, Fabiano Schwab/PP, Loreno Romário de Carvalho/PP, Mateus Santos de Freitas/PL, Nelson João Gheno Filho/PDT, Selmo Baierle Fagundes/REPUBLICANOS, Tânia Iochims/PT, Fábio Roberto Baierle/PP – Presidente da Câmara.
O Sr. Presidente determinou ao 1º secretário, à leitura da Ata da Sessão Anterior, realizada no dia dezessete de fevereiro do corrente ano. De posse de cópia, todos os Vereadores dispensaram a leitura da ata. Em discussão, não houve manifestação, e em votação a ata foi aprovada por unanimidade. O Exmo. Presidente determinou ao 1º Secretário a leitura do Expediente do Dia: Controle Interno encaminhou ofício com Questionário do TCE – Tribunal de Contas do Estado referente ao legislativo Municipal, sobre Contas Anuais e Ordinárias – Ouvidoria do Poder Legislativo; Poder Executivo protocolou ofício nº 044/2025, solicitando reserva das dependências da Câmara de Vereadores, no dia 27 de fevereiro, para realização de Audiência Pública para prestação de Contas do relatório de Avaliação das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2024; Poder Executivo encaminhou ofício nº08/2025 em resposta ao Pedido de Informação nº002/2025; Vereador Evaldir Carlos Dettenborn protocolou solicitação de abertura de processo de dispensa de licitação, para contratação de empresa para prestação de serviço de consultaria e assessoria Jurídico-Legislativa para esta bancada e Vereador; Secretaria de Educação, Cultura e Desporto encaminhou ofício nº 009/2025 solicitando agendamento de reunião com os vereadores desta Casa; OAB Subseção Santa Cruz do Sul/RS encaminhou convite ao Presidente para Sessão Solene de Posse da Diretoria triênio 2025/2027, a realizar-se no dia 13 de março de 2025, às 19h30min, no Tênis Clube Santa Cruz; Vereadora Juliana da Silveira/PDT protocolou requerimento requerendo licença saúde, pelo período de 05 dias a contar de 24 de fevereiro; Pedido de Indicação n. 19/2025 da Vereadora Juliana da Silveira/PDT para que seja viabilizada a cedência do prédio público onde anteriormente funcionava a escolinha Pequeno Polegar, localizada na parte nova do edifício, nos fundos do referido prédio, para a Escolinha ABC dos Anjos.
Concluído o Expediente do Dia, o Exmo. Presidente passou ao GRANDE EXPEDIENTE:
Vereadora Tania/PT: Saudou a todos. Deu boas-vindas ao colega Nelson. Protocolou pedido para que sejam feitas melhorias no acesso à propriedade do sr. Varni, que já possui vários pedidos e nenhum atendido. Falou sobre as mulheres, que atualmente é a única vereadora em exercício, pois a colega Juliana está sob licença por 5 dias. Lembrou que 93 anos se tem voto feminino no Brasil, sendo que a maioria dos eleitores são mulheres, mas que por muito tempo as mulheres não tiveram direito a votar. Então, em 24 de fevereiro de 1932 foi promulgada a lei para sufrágio universal, que se deve comemorar o voto feminino. Fez pedido para que as mulheres atuem cada vez mais na política, citando as 2 na atual legislatura. Pediu, portanto, mais participação e lutas por esse direito adquirido.
Vereador Elísio/PDT: Saudou a todos, em especial, o colega de partido, o sr. Nelson. Teceu reconhecimento aos bombeiros voluntários pela formatura dos bombeiros mirins, parabenizando os jovens formados. Sabe da importância desse projeto, e rogou para que projetos bons como estes sigam em atividades. Fez visita à Intabra, onde conversou com o proprietário, o sr. Lauro, juntamente com o colega Evaldir, sendo que houve uma apresentação da estrutura da empresa, que conta com quase 10.000 m². Que o representante da empresa salientou a situação, que não haverá a compra de tabaco junto à empresa, externando a parceria com outra empresa para estocagem de tabaco no espaço dessa parceira. Estará acompanhando de perto os andamentos, bem como a geração de empregos e retorno de receitas ao município. Aparte. Rogou para que a mencionada empresa se desenvolva cada vez mais, e que gere mais empregos. Agradeceu a receptividade. Mencionou reunião com secretário de educação, que prestou esclarecimentos sobre o transporte escolar, salientando que soube que os ônibus ainda não estão buscando algumas crianças nos corredores do Tio Célio e do Timbaúva, por exemplos. Que está fazendo o possível para que busquem os alunos nos corredores como vinha sendo feito antes, ou seja, como foi realizado nos últimos 4 anos, o que é um direito das famílias. Com relação à iluminação pública, disse que há vários pedidos, que o sr. Vandi informou que necessita de manutenção em veículo, salientando que diante disso disponibilizem veículo reserva, uma vez que em Taquari mirim há pontos sem luz, bem como em outros pontos, por exemplos. Reforçou a necessidade de pedir melhorias na ERS-405 por meio de ofício, que está em precárias condições, e, portanto, medidas urgentes são necessárias. Quer marcar audiência com a secretária de saúde, para salientar a necessidade de atender os pacientes que aguardam desde outubro os protocolos. Discutirá uma forma de melhorar a agenda junto ao laboratório, visto que estão sendo agendados para o mês de maio os exames.
Vereador Evaldir/PSB: Saudou a todos. Salientou que deve haver qualidade de som nas transmissões das sessões, pois muitos acompanham de suas casas. Citou o suplente Nelson, que representa Rincão do Sobrado e assumiu cadeira na Casa. Acerca de transporte escolar, disse ser uma demanda alta, que muitos demandam esse serviço, e necessitam andar de 700m a 1km. Reportou-se ao início do município, nas gestões dos prefeitos Gilberto e João, sugerindo que kombis ou vans poderiam fazer esse trabalho, uma vez que é triste as pessoas questionar seus direitos. Relatou que ocorreu com a sua pessoa também, que foi sonegado esse direito a ele, o que criou “animosidade”, que as pessoas “ficam com raiva” e isso se deve evitar. Falou com secretário Fluvio, que é “culto e educado”, e lhe externou que essa situação se deve evitar. Que as reivindicações são feitas. Esclareceu que nunca disse que a empresa Intabra iria embora, que conversou com o sr. Lauro que educadamente explanou a situação, que a empresa gera receitas ao município. Salientou ser favorável a essa empresa, mas o que se levantou foi a possibilidade de empresas saírem do município, o que não quer de forma alguma. Aparte. Explanou o quanto seria importante ter fumageira em Passo do Sobrado, para realizar todo o ciclo de produção aos moldes de SCS. Elogiou a iluminação pública da praça central, embora não seja em patamar muito bom, mas constatou que está sem lâmpadas queimadas, e espera que demais pontos sejam melhorados também, o que traz segurança e evita os crimes. Salientou que “parece” que os pedidos da oposição não são atendidos, citando a questão da água pública em Rincão do Sobrado, referindo-se ao caso de 8 adultos e 3 crianças, sendo que os bombeiros levam água para elas, e lamenta a situação. Nenhuma de suas indicações foi atendida. Relatou que está fazendo a sua parte trazendo as demandas para a Tribuna, mas sem a devida guarida.
Vereador Fabiano/PP: Saudou a todos, em especial, o colega Nelson, desejando melhoras à colega Juliana. Sobre transporte escolar, disse que se adentrar num corredor deve adentrar em outros também, que as passagens foram compradas para os alunos. “Então os ônibus não entram nos corredores e se entrar vai atrasar; já teve ano passado as crianças estavam chegando atrasadas nas escolas. Então, quem sabe não foi isso que aconteceu para eles deixarem de entrar nos corredores”, explanou. Sobre os exames, a secretária de saúde informou que já estão providenciando os de outubro. Explicou que noutros tempos eram feitos de “meio em meio ano e esse ano foi adiantado um pouco mais”, que a secretária e o prefeito estão tomando as devidas providências. Sobre estiagem, explicou que o prefeito junto ao Sindicato e à Emater estão revendo decreto, pois as perdas dos agricultores são “imensas”, “não recuperam mais”.
Vereador Nelson/PDT: Saudou a todos. Disse ser uma honra imensa estar na Casa, agradeceu a oportunidade a Deus, a sua família, pela paciência que teve com sua pessoa, aos colegas de partido, que lhe deram apoio e ensinamentos, citando os srs. Caio, Gilberto, e demais pessoas, as quais foram muitas. Agradeceu as famílias que lhe receberam na campanha, pelas palavras de incentivos. Disse que foi um momento enriquecedor, que pôde conversar sobre as mazelas e sobre o que se tem de bom no município. Agradeceu especialmente à professora Juliana pela oportunidade lhe dada, rogando energias positivas para ela. Explicou ser suplente e ter ciência disso, mas que cada minuto que estiver na Casa fará valer a pena. Salientou que entende perfeitamente o que o colega Fabiano explanou, que “montar roteiro escolar é um tabuleiro de xadrez, cada peça que movimenta vai ter que mexer em mais duas ali na frente”, é fato que adentrando em cada corredor poderá aumentar o tempo em que os ônibus ficam no caminho. E, falando como pai de duas meninas que utilizam o transporte, disse que o serviço de transporte “estava bom”, mas que percebe que a violência está aumentando, e que as crianças caminhando por km poderá gerar preocupação aos pais. Que os pais ficam com medo do que pode ocorrer. Então, poderiam sentar e debater essa situação, sugerindo que se disponibilize veículo para atender as famílias. Em relação ao Frigorifico do Sul, disse que há tratativas com SCS, que lembra que os proprietários têm uma “visão empreendedora”, que não manter essa empresa é ruim para o município. Que o frigorífico sempre foi polo para a região e que à medida que crescia a comunidade também crescia, citando, por exemplo, a instalação de rede de água, internet, luz, houveram melhorias em Rincão do Sobrado, portanto. Entende que Passo do Sobrado é estratégico, que se localiza entre dois municípios. Hoje se constata o efeito da conurbação, que é quando um município cresce e faz crescer seu vizinho. Aparte. Aparte. Salientou que o município necessita ter um olhar especial ao frigorífico. Por fim, agradeceu a todos pela oportunidade.
Vereador Loreno Romário/PP: declinou do uso da palavra.
Vereador Mateus/PL: Saudou a todos. Disse que na última semana realizou reuniões importantes, como na secretaria de agricultura e de esportes do estado, bem como reunião com a deputada Keli Moraes. Falou sobre o Frigorífico do Sul, a importância dele no município, que esteve em reunião com secretário adjunto da secretaria do estado responsável pelo Sisbi-Poa e Susaf-RS, foi colocado a ele toda a questão de asfaltamento, que o secretário explicou que não é obrigado asfaltamento para frigorífico, que sobre a expansão e cortes de carnes, que não tem projeto do frigorífico, que não requer asfaltamento, que a obrigatoriedade é da porteira para dentro, que liberam projeto nesse sentido. Deixou claro sobre a resposta do secretário do estado, que quando o frigorifico quiser investir. Fez indicações para que “por ventura conseguir” chapéus de palha para os servidores que fazem a limpeza das ruas para proteger os trabalhadores do sol. Limpeza em trono da casa lar. Houve reunião com a secretaria de esportes do estado, onde ficou ciente da perda de dois projetos ano passado. Que a secretária Daniela estará acompanhando e cadastrando para receber recursos e investir no esporte local. Citou o futebol sete, que o mais rápido possível abrirá torneio. Parabenizou os bombeiros voluntários, bem como os mirins formados e suas famílias, que o Proerd é de extrema importância aos jovens. Salientou sobre o decreto da seca, que com certeza o município estará decretando emergência em decorrência a seca.
Vereador Selmo/REPUBLICANOS: Saudou a todo, em especial, o suplente Nelson. Citou a assessora Karine, que está de férias merecidas. Falou sobre assunto importante, que é a situação climática, decreto e laudos, que o secretário André e sindicato estão preocupados. Que é triste essa situação de estiagem, que há perdas nas lavouras, que a agricultura representa quase 90 por cento da economia. Que sabe que a agricultura é carro chefe. Relatou sobre reunião com secretário de educação, que todos sabem que a sua pessoa sempre admirou os professores, pais e alunos. Que o tamanho da demanda, que se pergunta como se vai buscar um aluno e deixar outros de lado, que são aproximadamente, que há problemas nas comunidades. Disse que alunos andam a pé mais de 500 metros, que não como ônibus em todos os locais. Que acha que se deve ser coerente. Que há alguns pais com problema de transporte escolar, mas que deve achar uma solução em conjunto. Pediu encarecidamente que se ache uma solução para o problema apresentado, que buscou solução para seu caso e sua filha quando ela necessitava. Disse que vem buscando recursos para a Saúde, que os exames serão zerados, que no mês seguinte se atenderão os atrasados. Salientou os bombeiros voluntários, pela formatura, que foi bem representado no evento pelos colegas. Que admira os trabalhos dos bombeiros, que contribuiu com 600 reais para montar a entidade.
Para usar da palavra no Grande Expediente, o Exmo. Presidente passou a palavra à Vice-Presidente Selmo, que assumindo os trabalhos passou a palavra ao: Vereador Fábio/PP: Saudou a todos, desejando boas-vindas ao suplente Nelson. Esteve participando da formatura dos Bombeiros Mirins, parabenizando a entidade, que sabe o quanto é bom o voluntariado. Parabenizou os pais, que são incentivadores. Agradeceu o pronunciamento do colega Elísio e Mateus, que falou sobre as empresas, que esclareceu a situação de duas empresas, que não irão embora, que ficou confuso porque não há necessidade de asfaltamento para o frigorifico permanecer aqui. Que nessa noite ficou esclarecida a situação do frigorífico. Aparte. Aparte. Relatou não ser contra asfaltamento ao frigorifico, mas que seja esclarecida a situação. Esteve em conversa com o secretário da agricultura ao qual relatou que todas as demandas até o momento de calcário já foram entregues. Falou sobre os exames, que Passo do Sobrado tem cinco médicos, que atendem a população, anteriormente se tinha dois então a demanda de exames era menor. Assim, o governo está se empenhando, que zerar nunca ocorrerá porque sempre há demandas surgindo. Que comentou sobre o decreto de estiagem, que se deve esperar o levantamento da Emater. Para encerar, fez pedido para que os pais e meninas interessadas que façam a inscrição para o concurso da escolha das soberanas do município, as incisões vão até dia 07 de março na secretaria de educação. Boa noite a todos.
Retomando os trabalhos da Mesa, o Exmo. Presidente passou ao espaço de liderança. LÍDERES DE BANCADA:
Vereadora Evaldir/PSB: Disse que não teve oportunidade de fazer aparte anteriormente, referente ao asfalto, que é notório que toda empresa quer melhorias, que os empresários oferecem empregos e arrecadação, ressaltando que não sabe da obrigatoriedade ou não do asfaltamento no local, mas que é estranho o proprietário falar algo que não seja verdade. Espera a movimentação das bancadas quanto ao assunto, que sejam feitos projetos em prol das melhorias, por que hoje sem projetos definido e CNPJ não virá mais recursos, que se deve dançar conforme a música para se ter emendas. Fez visita ao balneário Itacolomy em Rincão dos Haas, salientando que os demais balneários do município ele já havia visitado, que se trata de lugar maravilhoso que ele não conhecia, saudou os proprietários, que lhe presentearam com prato saboroso, recomendando o local para que todos visitem. Falou sobre a saúde, que viu as pessoas reclamando que não foram atendidas, que os atendimentos estavam precários, que exames demoram, que se deve ter atenção quanto a saúde, que sem saúde não se tem nada. Disse que quando busca atendimento é porque tem necessidade, salientando que a saúde é a pasta mais complexa do município. Falou sobre audiência pública, no dia 27 de fevereiro. Falou sobre a questão do dinheiro público, que pertence a todos, que não é de um grupo de partidos nem aos “compadres”, que é de todos.
Vereador Loreno Romário/PP: Desejou boa noite a todos, em especial ao suplente Nelson, desejou melhoras a colega Juliana. Agradeceu as melhorais realizadas na estrada no Cerro da Boa Esperança, que os secretários trabalham bem. Que esteve na Várzea dos Camargos, que está sendo patrolado desde o Corredor dos Rosas até o Arno Sehnem. Que embora as estradas estejam secas os trabalhos são feitos. Disse que sempre falou que a empresa Intabra não irá embora. Falou que é favorável ao asfaltamento no trecho que liga ao frigorífico, que tudo que possível o município fez pela empresa, citando a estrada nas proximidades da casa do sr. Sadi, que ele como secretário e o Fabio, também secretario na época, fizeram as melhorias necessárias no local, que hoje a estrada está boa. Salientou que asfaltamento poderá causar briga com os moradores locais nas proximidades do frigorífico, pois acredita que não tem 4 metros de largura a estrada. Que aquilo que for bom para a população poderá contar com o seu apoio. Sobre decreto, disse que está sendo realizado levantamento, que o produtor vem sofrendo há bastante tempo, citando 2021 que foi carregado água de caminhão para abastecer os açudes, que ano passado havia chuvarada, então teceu seu apoio para decreto de emergência apoiando os agricultores, e não é porque é um deles, que sabe o trabalho que passa um produtor. Falou que trabalha de pedreiro e não pode comparecer na reunião. Rogou para que Deus mande uma chuva especial.
Vereador Mateus/PL: Sobre a bancada do PL, parabenizou os secretários Jair e Daniela, que desempenham bons trabalhos, que eles estão motivados, buscando todo aperfeiçoamento possível, para desempenhar bom trabalho frente as secretarias. Sobre a reunião com Deputada Kelly Morais, se disse feliz, que a partir de abril haverá pagamento da primeira emenda estadual, para a saúde no valor de R$150.000,00, para atender as demandas, que as maiores demandas são exames e consultas. Sabe que até abril há longo período, acredita que será colocado recursos na pasta para liberar exames e consultas. Referente a estiagem, disse que tem acompanhado a situação, que há perdas nas lavouras, que produtores de soja e milho perderam bastante da safra, que é favorável ao decreto de emergência. Salientou que aguarda o andamento do processo referente a estiagem. Acompanhou pelas redes sociais o cancelamento do plano safra, que mediante a pressão pelas redes sociais, o governo federal voltou atrás, que foi liberado miséria de recursos para os agricultores. Que o agricultor tem papel fundamental na produção de alimentos do país, que o produtor usa recursos para custear produções, que após a venda é pago os investimentos. Disse esperar que o Governo Federal “caia na real”, e pare de brincar com os produtores. Sobre a notícia referente ao Frigorifico do Sul, explicou que a secretaria de Industria e Comércio fara reunião e levará proposta do município a empresa, para viabilizar andamento da execução do aumento, que não se medirá esforços por parte da administração. Sobre a sua fala referente ao Secretário do Estado, convidou a todos para visitarem a secretaria do estado sanarem suas dúvidas. Desejou boa noite a todos.
Vereador Selmo/Republicanos: Falou sobre o tema de saúde, lembrando das épocas e evolução na sala de aula, na agricultura, saúde e educação, em todas as pastas, que o município se desenvolveu muito, citando o aumento de médicos no posto de saúde, parabenizou a atual secretária da Saúde sra. Lilian e o ex secretário Fabiano. Que há um grande aumento na demanda de exames nos últimos tempos. Que nada mais justo a ampliação dos serviços, pois o povo merece. Deixou claro que a Lilian faz ótimo trabalho, que ela explanou sobre as demandas dos ESFs. Desejou boa noite a todos.
Vereador Tania/PT: Rogou melhoras a colega Juliana. Parabenizou os Bombeiros Mirins bem como aos pais que incentivam as crianças a participarem, tendo em vista a importância dos Bombeiros Voluntários no município, pediu desculpas por não poder se fazer presente na formatura por motivos pessoais. Questionou se o projeto solicitado para asfaltamento no trecho que liga ao Frigorifico do Sul não será feito? Salientando que o deputado foi claro, quando disse que para buscar recursos será necessário projeto. Sobre a situação das crianças e o transporte escolar, disse que não vê empenho de todos para se unirem e encontrar solução para a questão, que não é justo crianças ficarem sem transporte escolar, reforçando a necessidade de conversa para assim chegarem em uma solução. Fez convite para festas em Max Bhrum e Taquari Mirim. Desejou boa noite e boa semana a todos.
Vereador Elisio/PDT: Citou a colega Tania, que união e busca de solução para os problemas acontecem por parte da Casa, citando reunião com Secretário Flúvio, que não houve solução nesta reunião, salientando não faltar empenho e cobranças por parte da Casa, o que falta no seu entendimento “é que o Poder Executivo pare com perseguição política”. Falou que está no seu terceiro mandato como vereador, que não lembra de “nenhum ano ter ficado crianças para trás”, que não lembra de nenhuma mãe vir até a Casa cobrar como aconteceu neste ano, salientando saber que há famílias que não simpatizam com a Administração, se disse revoltado com a situação. Que quando pediram a presença do Secretário de Educação era para resolver o problema, que a intenção da reunião era para que o transporte escolar já estivesse buscando as crianças no decorrer da semana, que não recebeu resposta do porquê não estão buscando as três crianças no corredor, sendo que foram buscadas durante 4 anos. Espera que seja resolvido nesta semana, disse que estará acompanhando a situação no decorrer da semana, que espera solução por parte da Secretaria da Educação. Sobre as indicações, disse que tem várias e que não há respostas a elas, que quando o Secretário de Educação lhe disse que não tinha conhecimento de indicação protocolada um mês antes de iniciar o ano letivo, onde pediu para que fosse analisado a possibilidade de contratação de profissional monitor para cuidar das crianças pequenas no ônibus escolar, que o secretário lhe disse que não tinha conhecimento dessa sua indicação. Disse que se preocupa com o fato das demandas não estrem sendo ouvidas ou repassadas aos responsáveis. Falou que em visita a Campo do Sobrado percebeu a necessidade de reparo na ponte de acesso a propriedade do sr. Itamar. Sobre a demanda do sr. Olídio Joaquim dos Santos, morador do Corredor dos Rosas, quer saber o porquê não foi atendido o pedido de melhorias no acesso a propriedade, salientando que as máquinas estavam nas estradas do corredor. Pediu melhorias em Taquari Mirim bem como nas estradas de Campo do Sobrado, fez pedido em nome dos filhos do Sr. Chico Preto, para que seja feito limpeza de valeta, que em tempo de chuvas a água invade as casas. Agradeceu o Secretario André que esteve à frente de serviço de aterro na propriedade da Dona Lorena. Deixou convite para quermesse anual na comunidade de Taquari Mirim, no próximo domingo. Desejou ótima semana todos.
Líder de Governo Selmo/Republicanos: Iniciou sua fala dizendo que parece que há somente “três filhos em Passo do Sobrado”, “que nós temos problemas com a família do lado, da frente, e a família que está lá atrás, não temos problemas”. Que esteve na casa do Seu Itamar, que ele fez pedido e está na fila aguardando para que seja feito o seu serviço, que “não adianta o senhor sair correndo atrás de uma lebre depois que ela já for levantada, entenda como o senhor quiser”. Sobre perseguição política, citou que o governo atual foi o que mais sofreu com perseguição política, que o colega responde na Policia Federal. Falou “que bom que nós vereadores, Prefeito Edgar e Vice Jandinho, todos os secretários, tivessem condições de buscar todos em Casa, que não está entrando na cabeça de alguém, que parece que são só três crianças que não têm transporte”, que sempre teve transporte para as crianças, mencionando o empenho do Secretário Flúvio e as empresas que ganharam a licitação, que todas são responsáveis. Que estão misturando política com a situação do transporte escolar, que estão misturando política na situação do Frigorifico do Sul, que a Casa é para o debate, que se deve fazer debate para melhorar a saúde, a educação, para trazer verbas, para melhorar a iluminação pública. Que deve ser melhorada a iluminação pública em Rincão do Sobrado e Rincão de Nossa Senhora, “estamos devendo para a comunidade do senhor”, que ninguém vem aqui pedir recursos, que muitos não cobram seus deputados. Pediu desculpas a todos, que semana que vem o debate será na Tribuna.
Concluída as manifestações de lideranças, o Exmo. Presidente passou a PAUTA: não houve.
DISCUSSÃO: não houveram manifestações.
ORDEM DO DIA: não houve.
VOTAÇÃO: não houve.
Não havendo manifestações e nada a tratar o Exmo. Presidente encerrou os trabalhos, convocando os colegas vereadores para a Sessão Ordinária que será realizada no dia 05/03/2025, às 19 horas, na Sala de Sessões Gustavo Jorge Dettenborn.
AGENDA – 05/03/2025 – Sala de Sessões Gustavo Jorge Dettenborn, 9ª Sessão Ordinária, às 19 horas.