Início Edição em Texto Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem

11

Rosibel Fagundes

O Rio Grande do Sul chegou a 307 municípios atingidos pela estiagem. Destes, 298 decretaram situação de emergência, sendo que 158 já possuem decreto homologado pelo Estado e 152, o reconhecimento federal. Os municípios mais atingidos pela estiagem se concentram na metade Oeste, no Centro do Estado, na região Norte e na região da Campanha gaúcha.

Nesta semana, o governo federal reconheceu a situação de emergência de Rio Pardo. A situação que causou um prejuízo estimado em mais de R$ 200 milhões havia sido decretada pelo prefeito Rogério Monteiro em 25 de fevereiro, após um levantamento indicar perdas significativas em culturas como soja, milho, melancia e arroz, além da pecuária de leite e corte. Desde novembro de 2024, a Cidade Histórica não tem episódios de chuva consideráveis.

A homologação pelo Estado ocorreu em 27 de março e o reconhecimento do Governo Federal foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 2. Com o reconhecimento federal, Rio Pardo poderá acessar programas emergenciais e linhas de crédito especiais para auxiliar os produtores afetados. Além disso, a prefeitura busca alternativas junto aos governos estadual e federal para viabilizar a renegociação de dívidas dos agricultores, garantindo a manutenção do crédito para as próximas safras e evitando um impacto ainda maior na economia local.

Aqui na região, além de Rio Pardo, também foram reconhecidos os pedidos de situações de emergência dos municípios de Pantano Grande, Vera Cruz e Encruzilhada do Sul. A homologação e reconhecimento destes, ocorreram ainda no mês de março.

Já os municípios de Passo do Sobrado, Vale Verde, Santa Cruz do Sul e tantos outros, ainda aguardam análise.  As informações são do painel da Defesa Civil, que compila os dados dos municípios que declararam impactos relacionados à estiagem no ano de 2025, baseadas nos registros do S2ID. A última atualização foi no dia 03 de abril.