O prefeito Sérgio Moraes recebeu nesta segunda-feira, dia 3, no Salão Nobre do Palacinho, representantes do Frigorífico do Sul Ltda, de Passo do Sobrado. A reunião teve como pauta principal a expansão da planta industrial da empresa, que busca um local estratégico para a instalação de um novo complexo em Santa Cruz do Sul.
Atualmente, a Frigorífico do Sul abate cerca de 2,4 mil bovinos por mês, gerando emprego e renda para 130 colaboradores diretos. Os planos para a nova unidade incluem, em uma primeira etapa, a implantação da parte de processamento e industrialização de 80% do abate diário. A médio prazo, a empresa pretende trazer também a linha de abate para Santa Cruz do Sul.
Com foco na produção de cortes especiais e produtos de alta qualidade, a administradora Gislaine Schena destacou a adaptação às novas tendências do mercado. “Hoje a dona de casa quer tudo pronto, na porção correta, sem sobra. A gente se especializou nisso e existe mercado”, afirmou.
Para atender às necessidades do negócio, a empresa busca junto ao Município, possivelmente por meio de permuta, um terreno com dimensões mínimas de 20 hectares para edificar uma estrutura inicial de 3 mil metros quadrados. A previsão é investir cerca de R$ 25 milhões, com a geração inicial de 60 empregos diretos.
A comitiva que participou das tratativas incluiu os empresários Jorge Luiz Fetzner, Ampelio Schena, Davi Pedó e o engenheiro Oscar Piaia, da Piaia Engenharia Industrial.
Críticas e Possíveis Consequências
A falta de avanço no projeto por parte do Município de Passo do Sobrado gerou críticas por parte do vereador Evaldir Dettenborn (PSB), que manifestou sua insatisfação ao Jornal Gazeta Popular. Segundo Dettenborn, o Município de Passo do Sobrado não demonstrou interesse em elaborar um projeto para atender à demanda da empresa. “Buscamos o Deputado para confirmar a emenda parlamentar, e não foi demonstrado interesse em elaborar o projeto para beneficiar a empresa. É mais uma empresa que estará deixando o nosso município em breve. Isso irá refletir na arrecadação e na geração de emprego”, alertou.
Potencial de Crescimento
A ida do Frigorífico do Sul para Santa Cruz do Sul representa uma oportunidade de fortalecimento econômico para o município, com a geração de empregos diretos e indiretos, além da possibilidade de diversificar o setor industrial local. A expectativa agora é que o Município de Santa Cruz do Sul e a empresa avancem nas negociações para consolidar essa importante parceria.