A 25ª edição do Encontro Municipal dos Clubes de Mães de Vale Verde, realizada na quinta-feira (24/10), reuniu integrantes dos clubes de Vale Verde (Lutar para Vencer, Sempre Unidas, Nossa Senhora do Rosário, As Margaridas e 13 de Junho), representantes dos clubes de mães de General Câmara, a gerente regional Lúcia Souza, extensionistas dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Vale Verde, Rio Pardo, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, autoridades locais e empreendedores.
“Este evento tem uma grande importância no município, pois retrata a participação da mulher agricultora, mãe, esposa, filha atuando na sua comunidade. Nos últimos dois anos, buscamos inovar e buscar além da integração, a valorização dos saberes dessas mulheres, da criatividade, do lazer e do autocuidado. Poder contribuir para a melhoria de qualidade de vida através destes momentos de reflexão, lazer e troca de experiências, nos deixa com o coração leve, com a certeza de missão cumprida”, comenta a extensionista rural social e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vale Verde, Andréa Balbueno.
Um sentimento que também se expressa nos depoimentos das agricultoras do Clube de Mães 13 de Junho, Rosana Florentino, Celi Dorneles de Oliveira, Angela Maria de Lima, Dioneida Thomé, Maria Zeloir Dorneles e Sirlei Furtado Arend, ao reforçarem a união e a interação promovida entre os diferentes grupos de mulheres, a troca de ideias e conhecimentos, a motivação, a inspiração, o fortalecimento e o crescimento pessoal de cada uma.
A abertura oficial do encontro, que também consagrou o início da semana do município, foi precedida pela palestra “Celebre a Vida”, com Eliane Schulz e Karine Seibel, atividades recreativas, como a exemplo da dinâmica “Coelho Sai da Toca”, realizada pela extensionista rural social de Venâncio Aires, Viviane Rohrs, com o objetivo de trazer memórias da infância, compartilhar sonhos e integração entre as participantes. Um dos momentos mais aguardados foi a premiação dos concursos de Culinária, Artesanato Rural, Melhor Tenda e de Apresentações Artísticas. O evento foi realizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vale Verde, em parceria com os clubes de mães e a Prefeitura Municipal.
A professora do curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni, foi uma das juradas dos concursos promovidos no encontro. Extensionistas rurais e sociais da Emater/RS-Ascar de Rio Pardo, Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul também atuaram como jurados. Na categoria Artesanato Rural, as colocações foram as seguintes:
1º lugar: Lorena Luthemeier – Presépio
2º lugar: Laurecy da Rosa Teixeira – Enfeite de mesa
3º lugar: Karina Silva de Oliveira – Arranjo de mesa
4º lugar: Daiane Bastos – Pinheirinho de Natal
5º lugar: Gabriela da Rosa Teixeira – Enfeite de mesa
Culinária Rural – categoria salgados
1º lugar: Gabriela da Rosa Teixeira – Bolinho Surpresa
2º lugar: Carmelita Francisca Machado – Torta de batata doce com carne moída e cerveja
3º lugar: Rosana Florentino – Escondidinho de batata doce
4º lugar: Noeli Toillier – Chips de batata doce
5º lugar: Lorena Luthemeier – Chips de batata doce
Culinária Rural – categoria doces
1º lugar: Glaci Pereira – Doce de batata doce de casamento
2º lugar: Alerte Pimentel – Pão de batata doce com erva-doce
3º lugar: Laurecy Teixeira – Doce Seco da Vovó
4º lugar: Glaci Souza – Pudim de batata doce
5º lugar: Clarice Miller – Doce de batata doce
Melhor tenda
1º lugar: Clube de Mães Sempre Unidas
2º lugar: Clube de Mães 13 de Junho
3º lugar: Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário
4º lugar: Clube de Mães Lutar para Vencer
5º lugar: Clube de Mães As Margaridas
Apresentação Artística Cultural
1º lugar: Clube de Mães 13 de Junho – O resgate de uma história do Quilombo
2º lugar: Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário – Conversa entre mãe e filho, comemorando a véspera de Natal
3º lugar: Clube de Mães Sempre Unidas – Caldeirão de Talentos
4º lugar: Clube de Mães As Margaridas – Nascimento de Jesus Cristo
5º lugar: Clube de Mães Lutar para Vencer – Anjos do dia a dia
Não temos imagem da apresentação
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade