Em 2025, o Programa Universidade para Todos (Prouni) celebra 20 anos, consolidando-se como uma das mais importantes iniciativas de democratização do ensino superior no Brasil. Desde sua criação, mais de 3,4 milhões de estudantes foram beneficiados, com a concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e podem ser realizadas gratuitamente até o dia 28, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A expectativa é que sejam ofertadas 334 mil bolsas, distribuídas entre integrais (100%) e parciais (50%).
Critérios para participação
Podem concorrer às bolsas estudantes que:
•Concluíram o ensino médio;
•Participaram do Enem 2024 ou 2023, com pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação;
•Não tenham se inscrito como “treineiros” no Enem 2024.
Além disso, o candidato deve atender a critérios socioeconômicos ou de vulnerabilidade, como:
•Ter cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista em instituições privadas;
•Ser pessoa com deficiência;
•Ser professor da rede pública interessado em cursos de licenciatura ou pedagogia (sem exigência de comprovação de renda).
Classificação e modalidades de concorrência
A classificação segue critérios de notas no Enem, priorizando professores, estudantes da rede pública e bolsistas integrais. Os candidatos podem optar por bolsas de ampla concorrência ou vinculadas a políticas afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Para bolsas integrais, a renda familiar per capita não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, o limite é de 3 salários mínimos por pessoa.
Cronograma e lista de espera
•Primeira chamada: 4 de fevereiro;
•Segunda chamada: 28 de fevereiro;
•Lista de espera: Manifestação de interesse nos dias 26 e 27 de março, com divulgação em 1º de abril.
Impacto social do Prouni
Desde 2004, o programa não apenas ampliou o acesso ao ensino superior, mas também promoveu inclusão e equidade. Dados revelam que 56% dos beneficiados são mulheres e 55% são negros. Além disso, os participantes apresentam uma taxa de conclusão superior (58%) em comparação aos estudantes fora do programa (36%), evidenciando o papel transformador da iniciativa na formação de grupos vulnerabilizados.
Atualmente, quase 600 mil estudantes estão matriculados em instituições de ensino por meio do Prouni, que conta com 1.862 instituições parceiras.
O Prouni reafirma seu compromisso com o acesso à educação e com a construção de uma sociedade mais justa, oferecendo oportunidades para que milhares de brasileiros possam realizar o sonho de cursar uma graduação.