domingo, dezembro 8, 2024
InícioEdição em TextoDiplomação dos eleitos em Passo do Sobrado e Vale Verde será em...

Diplomação dos eleitos em Passo do Sobrado e Vale Verde será em 16 de dezembro de 2024

A diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024, passo importante para a legitimidade do processo democrático, já tem data definida em Passo do Sobrado e Vale Verde: 16 de dezembro. A cerimônia, conduzida pela junta eleitoral de Santa Cruz do Sul, é um marco oficial para que prefeitos, vice-prefeitos e vereadores assumam seus mandatos no próximo ano.

- Publicidade -

Regras para diplomação

De acordo com a Resolução nº 23.677/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas os candidatos com registro de candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral poderão ser diplomados. Isso significa que aqueles com registro indeferido, mesmo que estejam aguardando decisão judicial (sub judice), não terão o direito de receber o diploma.

O artigo 32 da mesma resolução estabelece ainda que, na ausência de diplomação de um prefeito eleito até a data de posse, o presidente da Câmara Municipal deverá assumir temporariamente o cargo, até que a situação seja resolvida judicialmente ou uma nova eleição seja realizada.

- Publicidade -

Prazo para diplomação

Em todo o Brasil, o prazo para a diplomação das eleitas e dos eleitos vai até o dia 19 de dezembro. Essa data limite reforça a necessidade de regularidade jurídica para garantir que apenas aqueles em plena conformidade com as normas eleitorais possam tomar posse.

Transparência e legitimidade

- Publicidade -

A exigência do deferimento do registro de candidatura assegura que todos os futuros ocupantes dos cargos públicos estejam em situação legal, reforçando a transparência e a lisura do processo eleitoral. Candidatos eleitos, mesmo sendo alvo de recursos contra o deferimento de seus registros, poderão ser diplomados, conforme estipulado no artigo 33 da resolução.

A diplomação em Passo do Sobrado e Vale Verde, marcada para 16 de dezembro, será um momento de celebração da democracia e do compromisso com a ética e a responsabilidade nos mandatos que se iniciam em 2025.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS