sábado, maio 18, 2024
InícioEdição em TextoDiocese de Santa Cruz estará presente na 46ª Romaria da Terra em...

Diocese de Santa Cruz estará presente na 46ª Romaria da Terra em Ipê

De Passo do Sobrado, um grupo de aproximadamente 15 pessoas participarão

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

“Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida” é o tema escolhido da 46ª Romaria da Terra que acontecerá na próxima terça-feira, 13, feriado de carnaval, no município de Ipê, pertencente à Diocese de Vacaria. A programação inicia às 8h com recepção e acolhida aos participantes na comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Piquetes). Logo após, às 9h haverá uma caminhada com percurso de dois quilômetros pela cidade onde será realizada uma celebração eucarística com cenários de reflexão. Às 10h30min., será realizada uma missa campal no Seminário de Ipê. Ao meio-dia será servido o almoço, com a tradicional partilha dos alimentos entre os participantes. As atividades seguem com Oficinas e outros encaminhamentos. O encerramento ocorre às 15h30min. com Benção e envio.
A expectativa da Comissão Organizadora é receber entre cinco e dez mil romeiros e romeiras oriundos de diversas regiões do estado, vinculados à espiritualidade e a luta social. Da Diocese de Santa Cruz do Sul, além de padres e religiosos, também participam romeiros de diversas paróquias. Haverá caravanas de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Candelária, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e de Passo do Sobrado.
Para o aposentado Reinaldo Rodrigues, 87 anos, de Capela dos Cunha, interior de Passo do Sobrado, o encontro serve para companheiros e companheiras de caminhada na luta pela terra para celebrar a vida, conquistas e para criar laços de amizade. “Participei de 43 edições e cada ano são propostas diferentes e envolvem muitas pessoas, especialmente aquelas que trabalham com a terra. Desta vez, não levarei sementes vou levar um retalho para colocar na colcha que será confeccionada por nossa caravana para unir com a colcha da Romaria. Mas, vou na expectativa de trazer sementes, pois sempre tem novidades, e isso é algo muito bom, é a partilha de sementes e de experiências”, afirma.
Neste ano, Rodrigues vai estar acompanhado da irmã, Anita Rodrigues que reside em Alto Paredão. Para chegar a tempo do início da programação no município de Ipê, que fica na região da serra gaúcha, a caravana de Passo do Sobrado saíra por volta da 1h da madrugada da área central do município.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS