O ano de 2024 marca o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, e desde o mês de abril, Venâncio Aires realizou uma série de atividades comemorativas relacionadas à temática. A culminância da programação será na manhã de 10 novembro, um domingo, quando acontece o desfile temático da cultura germânica pela rua Osvaldo Aranha. O evento terá transmissão ao vivo e contará com bandas, carros alegóricos e a participação de grupos folclóricos de danças alemãs. Após o desfile, será realizado almoço no Pavilhão São Sebastião Mártir.
Além de ser o ponto alto da programação, o evento marcará o encerramento das celebrações em Venâncio. O desfile inicia às 9h30, percorrendo a rua principal, entre os trechos da rua Conde D’Eu e Jacob Becker. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, participam do desfile a Paróquia Católica São Sebastião Mártir e a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, grupos folclóricos de danças alemãs Die Schwalben, Grüner Jäger Volkstanzgruppe e Frey und Froh. Entidades e associações do município também vão para o desfile uma demonstrar a cultura e o trabalho realizado em suas comunidades ao longo do ano.
“Temos comunidades que tem uma tradição consolidada para realizar e participar dos desfiles, como Centro Linha Brasil, Marechal Floriano, Linha Isabel, Vale do Sampaio e Vila Santa Emília, sede do 4º distrito. Este é um momento importante para também reforçar nossa própria história e identidade, em uma rica e viva reflexão”, destaca o secretário.
A programação alusiva aos 200 anos da colonização alemã iniciou em 13 de abril, com exposição no Museu de Venâncio Aires e 6º Festival de Danças Alemãs do Grupo Frey Und Froh, na sede da Comunidade São Francisco Xavier. No dia 6 de julho, ocorreu o baile de escolha da Garota Teuto-Brasileira e entre os dias 26 e 28 de julho, houve a 45ª Festa Municipal do Colono, em Vila Teresinha. No dia 15 de setembro, ocorreu o Festival do Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano. E no dia 17 de novembro, acontece o evento em comemoração aos 40 anos do Die Schwalben, em Linha 17 de Junho.
“Comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro ao mesmo tempo em que se reconhece a importância da imigração para a construção de uma sociedade miscigenada como Venâncio Aires”, finaliza Kroth.
A comissão organizadora da programação é formada pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, Paróquia Católica São Sebastião Mártir, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, grupos folclóricos de danças alemãs Die Schwalben, Grüner Jäger Volkstanzgruppe e Frey und Froh, além do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva).
Confira a programação do dia 10 de novembro:
9h30min – Desfile temático germânico com participação das autoridades locais, Grupos de Danças Folclóricos Alemãs Die Schwalben, Frey Und Froh, Grüner Jäger, Paróquia Católica São Sebastião Mártir, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, comunidades e associações dos 4°, 5° e 8° Distritos, Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, Fritz e Frida da Oktoberfest e Grupos Folclóricos do Vale do Rio Pardo. Haverá distribuição de
Chopp e bandinhas típicas ao vivo
10h30min – Culto ecumênico em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir
11h – Início das apresentações dos grupos de danças folclóricas
11h30min – Almoço com galeto, molho, massas arroz, diversas saladas e a tradicional cuca
Cartões antecipados para o Almoço R$30,00 com os Integrantes dos grupos folclóricos com
12h30min – Celebração dos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil
13h – Reunião Dançante com Banda Kamarillia
15h – Reunião Dançante com Musical Energia
17h – Reunião Dançante com Super Orquestra La Montanara
19h – Reunião Dançante com Estilo Musical.