RELIGIÃO
Monsenhor Itacir Brassiani será o quinto bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Santa Cruz do Sul
Rosibel Fagundes
A Diocese de Santa Cruz do Sul realizará neste domingo, 29 de setembro, às 15 horas, a Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal e Posse Canônica do Monsenhor Itacir Brassiani, M.S.F, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. O lema episcopal escolhido pelo Monsenhor Itacir Brassiani para seu ministério é “Guiados pelo Evangelho da Cruz” (Cf. 1Cor 1,17-25). Ele será o quinto bispo diocesano na linha de sucessão apostólica da Diocese de Santa Cruz do Sul. Também passaram pela função de bispo Dom Alberto Etges, Dom Sinésio Bohn, Dom Canísio Klaus e Dom Aloísio Alberto Dilli.
O Bispo ordenante principal na celebração será o Arcebispo de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3, Dom Leomar Brustolin os bispos co-ordenantes serão Dom Aloísio Alberto Dilli, Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul e Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo da Diocese de Lages (SC). A Missa será transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da Diocese de Santa Cruz do Sul e pelo Facebook do Regional Sul 3, e Rádio Santa Cruz.
São esperados fiéis das 51 paróquias, padres, diáconos, seminaristas, e religiosos (as), de toda a Diocese de Santa Cruz do Sul e de outras Igrejas Particulares brasileiras, e autoridades civis. Além de caravanas das paróquias provenientes das cidades de Santo Ângelo, Passo Fundo, São José do Herval, Anchieta e Chapecó, pelas quais Monselhor Itacir passou durante seu ministério sacerdotal.
Bibliografia:
Monsenhor Itacir Brassiani, M.S.F, nasceu em 28 de dezembro de 1959 em Soledade, Diocese de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu os estudos de Filosofia na Universidade de Passo Fundo-RS, os de Teologia no Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo-RS e obteve a licenciatura em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta-FAJE, em Belo Horizonte-MG. Em 29 de janeiro de 1984 emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família e em 21 de fevereiro de 1987 recebeu a ordenação sacerdotal.
Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial e depois pároco da Sagrada Família em Santo Ângelo-RS; pároco de Santo Antônio em Santo Ângelo-RS; vigário paroquial de São Sebastião da Boa Vista em Contagem-MG; membro da Pastoral de Rua de Belo Horizonte-MG; professor do Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo-RS; formador dos estudantes e membro da Comissão de Formação dos Missionários da Sagrada Família; superior local e administrador da Escola Apostólica Sagrada Família em Santo Ângelo-RS; membro e tesoureiro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); visitador provincial; conselheiro e depois superior provincial da Província do Brasil Meridional; vigário geral junto ao Conselho Geral de Roma.
Desde 2021 atuava como superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família, com sede em Passo Fundo-RS. Em 21 de junho de 2024, Monselhor Itacir foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano da Diocese de Santa Cruz do Sul, após o Santo Padre ter aceito o pedido de renúncia ao governo pastoral apresentado por Dom Aloísio Alberto Dilli, OFM, que havia completado 75 anos em junho do ano passado — idade limite para exercer o ministério episcopal.