VOLUNTARIADO
Iniciativa beneficiou alunos da Escola Estadual Vila Cruz de Malta que foram atingidos com as enchentes
Rosibel Fagundes
Os Bombeiros Mirins de Passo do Sobrado, sob orientação do coordenador, Pedro dos Santos, participaram no sábado,30, de uma iniciativa solidária na cidade de Charqueadas. Eles realizaram a doação de material escolar à estudantes da Escola Estadual Vila Cruz de Malta, que foram fortemente atingidos pelos eventos climáticos do mês de maio.
Durante a viagem ao município que integra a região Metropolitana de Porto Alegre, os bombeiros mirins aproveitaram para conhecer o Museu Tecnológico da PUC e o Arquipélago de Ilhas do Guaíba. Eles também fizeram o passeio no Catamarã e na Reserva Ecológica de Charqueadas. O passeio que faz parte do curso de formação de Bombeiro Mirim, é realizado todos os anos, cada vez, com uma turma diferente de alunos.
Processo seletivo para a entrada de novos alunos inicia em março
O Programa Bombeiro Mirim implantado em Passo do Sobrado em 2021, atende crianças com idades entre 10 a 15 anos. O coordenador, Pedro dos Santos, destaca a importância do Programa que oferece uma experiência única, repleta de aprendizado. “O Programa surgiu com a intenção de incentivar o voluntariado, de ensinar noções de primeiros socorros, educação moral e cívica, técnicas domésticas, técnicas comerciais, como preservar o meio ambiente, o não uso de drogas lícitas e ilícitas, entre outros. Conhecimentos estes que auxiliam na formação de caráter do jovem, do adolescente e contribuem com o voluntariado”, afirma.
O curso de formação do Bombeiro Mirim que é uma raiz dos Bombeiro Voluntário, tem duração de um ano. Ao final, o aluno passa por provas teóricas e práticas, e posterior, se aprovado, no outro ano, para manter o vínculo voluntariado, ele passa a atuar como monitor da próxima turma. Atualmente, são 23 alunos que estão na etapa final do programa.
“No mês de março, inicia o processo seletivo para a entrada de novos alunos, e é feito um trabalho junto às escolas da rede municipal e estadual, para trazer esses alunos para participar”, esclarece.
Entre as diversas instruções recebidas, as crianças participam de um acampamento de três dias, que é realizado em determinado local, onde são repassadas aos alunos técnicas de sobrevivência, técnicas de rapel e técnicas de salvamento em água. De acordo com Santos, o objetivo principal é promover a orientação vocacional para a atividade de bombeiro voluntário.
“As crianças fazem aula dois sábados por mês, no período que não tem aulas no educandário que frequentam. Também cobramos deles, um bom rendimento na escola. A nossa intenção é que esses alunos tenham essa vontade de ser bombeiro voluntário, que é uma profissão tão digna e que tanto necessita na nossa região”, finaliza.
O Programa Bombeiro Mirim de Passo do Sobrado, é coordenado pela Associação de Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado e conta com apoio da empresa Alliance One Brasil de Venâncio Aires e da Sicredi de Passo do Sobrado.