Escreveu pastor Gerson Leão
Cumprimentos cordiais e festivos ao prezado leitor que dá apreço a este texto.
2024 passou. Com certeza fatos, eventos quer positivos ou negativos marcaram nossas vidas. Outrossim, imaginamos que ao findar o ano cada um parou, fez um “balanço” principalmente voltado para o desempenho pessoal, familiar, profissional, espiritual. A conclusão foi paz, sucesso, vitória, alegria, lucro… – esses como frutos de ações sábias -, maiores do que frustrações, derrotas, prejuízos …?
Pela misericórdia do Senhor Deus chegou 2025. Como será? O que veremos? O quê acontecerá com cada um de nós? Perguntas e perguntas … (respostas só pertencem ao nosso onisciente Deus!).
Contudo, certo é que cada um desejará ser feliz em todas as áreas da vida; correrá atrás do sucesso.
Adivinhadores, prognosticadores, e outros (Deuteronômio 18:9-12), já fizeram suas publicações. Porém,o Único e a quem devemos dar crédito, que conhece o nosso amanhã, é Deus. Crendo assim, para que tenhamos o tão almejado sucesso, apenas precisamos fazer a oração de Moisés e dar os passos necessários.
Leiamos o Salmo 90:12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
No capítulo 90, da Bíblia sagrada, Moisés trata da eternidade de Deus (v.2) e a transitoriedade do homem (v.v. 9 e 10).
Quem de nós não gostaria de ser reconhecido como sábio? No entanto, ao olharmos para nós mesmos, concluímos com o velho parecer: “Ah! Se arrependimento matasse …” Quer dizer que não fomos tão sábios quanto precisávamos; nosso coração, nossa mente falhou por alguma razão. Então fica a pergunta: O que faltou?
O verso 12 é parte da oração de Moisés – homem de Deus, quando estava no deserto com o povo de Israel. E é neste versículo que vamos meditar de forma à suficiente compreensão. Prestemos atenção:
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Vamos dividi-lo em 3 partes: primeira:
“ENSINA-NOS”!
O salmista dirige-se ao Senhor; aquEle que é o único sábio, o dono de todo saber, de toda ciência (Romanos 16:27), e pede para ser ensinado.
Num contexto descobrimos o que há de sermos ensinados.
Davi – o segundo rei de Israel: a CONHECER o meu fim; a SOMA dos meus dias; para RECONHECER a minha fragilidade (Salmo 39:4); o prazo da minha vida é nada (Salmo 39:5a); o homem é pura vaidade (v.5b; 11c); o homem passa como uma sombra (v.6a); o homem se inquieta em vão (v.6b); o homem amontoa tesouros e ao sabe quem os levará (v.6c).
No Salmo 86:11, Davi pede que o Senhor lhe ensine o caminho.
No Salmo 143:10 Davi pede que o Senhor lhe ensine a fazer a Sua vontade.
Esdras, o escriba (que provavelmente escreveu o Salmo 119) (Ed 7:6), pediu “ensina-me bom juízo e conhecimento, …” ciência …” (119:66).
Depois, este mesmo Esdras pede “ensina-me os teus decretos.” (119:124; 135b).
Os discípulos, mais tarde, pediram a Jesus que lhes ensinassem a orar (Lucas 11:1).
Segunda parte: “A CONTAR OS NOSSOS DIAS”.
Não quer dizer contar 1, 2, 10, 70, 80, e, sim, tomar sentido, reconhecer que: a) Somos fracos mortais; b) O futuro incerto devemos colocar nas mãos de Deus, e … c) Isto deve ser cedo, logo, depressa, já que a nossa vida é curta. … remindo o tempo, i.é., fazendo boa mordomia do tempo – como sábios (Ef 5:15 e 16).
Terceira parte: “CORAÇÃO SÁBIO”.
Resumiria dizendo que um coração passa a ser sábio quando lê, ouve e pratica as palavras da profecia e guarda as cousas nela escritas (Ap 1:3).
Concluindo…
Por causa da natureza caída – manchada pelo pecado, os homens resistem o ensino.
Lembra? Já quando pequenos dizíamos “eu sei…”; quando jovens, dizíamos “eu sei…”; e ainda, idosos dizem que sabem tudo; “nada a acrescentar …”
A recusa ao ensino é notória em todos os níveis; até entre aqueles que se dizem cristãos! (… o que é lamentável).
Portanto, para que alcancemos coração sábio, devemos, primeiro, nos dirigir ao Senhor e dEle aprender que:
1)Somos finitos
2)Nossa vida somam-se a poucos dias
3)Somos fracos, impotentes
4)O prazo da vida é nada
5)O homem é pura vaidade
6)O homem passa como uma sombra
7)O homem se inquieta em vão
8)O homem amontoa tesouros e não sabe quem os levará
… do Senhor aprender …
a)O Seu caminho
b)A fazer a Sua vontade
c)O bom juízo, o conhecimento, a ciência
d)Os Seus decretos, estatutos, os Seus juízos
e)A orar
Assim haverá paz, o sucesso será absoluto, a vitória comemorada, a alegria notória, o lucro certo… – esses como frutos de ações sábias baseadas na Palavra de Deus!
Salmo 90:14: “Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, …”; “com a tua misericórdia” (Lamentações 3:22); “… para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.”
“Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.” (v.15)
Desejo que toda sorte de bênçãos dos céus caia sobre sua vida neste e noutros anos que por ventura Deus lhe der.