Bom dia amigos leitores
É Carnaval
Coluna de muitos risos então
*E já é o Carnaval de março!
Nos aproximamos do início efetivo do ano, pois como sempre se diz, no Brasil o ano novo começa sempre após os festejos de Momo. Temos, então, sempre duas datas a comemorar: a passagem para o Ano Novo, na noite de 31 de dezembro, e o início do Ano Novo, a manhã da Quarta-feira de Cinzas, data que pode variar de quarenta a sessenta e cinco dias após a data anterior.
Como sabido, até por que já escrevi de forma mais completa sobre o assunto, a data do Carnaval varia, pois ela é estabelecida a partir do calendário cristão ocidental, em função da data da Páscoa: o Carnaval ocorre sempre quarenta e sete dias antes da Páscoa…
A propósito, definir a data da Páscoa também é relativamente simples (pero más no mucho, kkk): ela ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontece após o equinócio de março (20 ou 21 de março). Portanto, a Páscoa pode variar entre 22 de março e 25 de abril.
Conclusão óbvia: se a Páscoa varia de data, também o Carnaval variará.
* Carnaval é feriado?
A resposta é não!
O dia de Carnaval, que este ano é a próxima terça-feira, 04, não é um feriado nacional, daqueles que possuem determinação legal (sabia amigo leitor que um dia para ser considerado feriado ele tem que ser definido em lei?). Então, teoricamente, o dia do Carnaval é um dia útil como qualquer outro dia da semana e todo mundo tem que pegar no batente. Teoricamente!
A questão é que, como no Brasil o Carnaval é uma das festas mais tradicionais e populares que existe, a legislação brasileira permite que se determine a data, bem como os dias imediatamente anterior e posterior, como ponto facultativo, isto é, é facultado aos empregados, após uma negociação com os empregadores, sejam eles públicos ou não, trabalhar, ou não, sem o comprometimento de seu salário. Assim, em muitos casos é determinada a folga no Carnaval, em outros, são feitas escalas especiais de trabalho, e em outros simplesmente se trabalha regularmente. Isso já é histórico e tradicional.
Ah, e esses dias de Carnaval não são os únicos a acenarem com a possibilidade de ser pontos facultativos, pois como diria o mestre Jedi Yoda: muitos outros (pontos facultativos) no Brasil existem… (essa foi boa, ahahah).
* Bora Carnavalear…
Como o amigo leitor bem sabe, gosto muito de Carnaval.
Carnavalesco de tempos idos (que não voltam mais…) e boas lembranças, sempre tenho um carinho especial por esta época. O samba, que é frequente na minha casa, assim como o pagode, nesta época recebe a companhia de marchinhas de carnaval das antigas, outras mais “moderninhas”, do axé, dos sambas de enredo… E a animação tem que ser a regra. Eventualmente uma festa ou outra também.
E como não poderia deixar de ser, as fantasias já estão devidamente preparadas (contém ironia, kkk): a velha e boa fantasia de palhaço, que eu uso sempre quando vejo os boletos dos impostos que eu tenho que pagar a cada início de ano ou quando admiro a competência de nossos políticos; a fantasia de monge beneditino, para me dar calma e paciência diante da ignorância, do preconceito e da falta de bom senso e de senso crítico; a de caçador, que nesta época não pode faltar, apesar de que para este ano tenho um propósito: não gastar pólvora em chimango (essa foi boa, ahahahahah) e a nova (mas nem tanto, kkk) fantasia de iludido, quando vejo que se o Colorado não ganhar o Gauchão deste ano o Grêmio vai ser Octacampeão… É de rir ou de chorar? ahahahahahah
Bora carnavalear, pois quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé…. ahahahahahah.
Ah, e a bolsa de mandinga já está pronta e carregada!!!
* OSCAR 2025
Este Carnaval ainda tem o atrativo da premiação do OSCAR com a indicada Fernanda Montenegro ao prêmio de Melhor Atriz. Para quem gosta de cinema, é um Carnaval com mais recheio, ok?
* Gostei da repercussão…
A coluna de semana passada rendeu muitas opiniões e comentários e, de uma forma geral repercutiu bem na comunidade.
Os leitores editoriais, que são alguns leitores para quem, às vezes, eu encaminho a coluna para leitura, análise, avaliação e sugestões, em sua totalidade disseram que sim, não fosse a Ação Judicial movida pelo CPERS-Sindicato, o governo do estado ia continuar fazendo vista grossa para as demandas encaminhadas pelas escolas, suas necessidades imediatas e continuaria empurrando com a barriga obras de há muito determinadas como necessárias.
E daí, certo amigo leitor, quando o que a gente escreve alcança um bom número de leitores na comunidade, seja indo ao encontro do que os leitores pensam, seja indo de encontro, nós, os escritores, podemos considerar como cumprida nossa sagrada missão.
Obrigado a todos que se manifestaram. Suas opiniões são bastante importantes.
* Não poderia deixar de ser…
E o Colorado, hein? A não ser uma zebra hecatômbica como um Mazembe ou um Globo, estamos na final do Gauchão… Claro, torcendo antes pelo Juventude, para não correr o risco de perder um Grenal do Octa para os rivais, pois sabe como é: clássico é clássico e vice-versa…. ahahahahahah. Quem tem, aperta, ahahahahah. E a flauta vai pegar!
Bom fim de semana, bom Carnaval e até à próxima, se Deus quiser. Ah, se for dirigir não beba; se for beber, me convide, ahahahahahah.
PS. A patroa pediu para eu não usar fantasia neste Carnaval… Até entendo, afinal, ela me vê sempre fantasiado de príncipe encantando ou de anjinho, ahahahah (Eita que agora me puxei… ahahahahah).